História de uma arquitetura ética: espaços teatrais de Lina Bo Bardi
Resumo
Uma arquitetura ética ocorre sempre acompanhada do diálogo com a sociedade e a construção poético-espacial desta arquitetura não dispensa a liberdade coletiva. Este artigo objetiva discutir as relações entre ética e história da arquitetura teatral usando o exemplo da obra de Lina Bo Bardi, que idealizou uma arquitetura despojada, oferecendo ao espectador a possibilidade de participar de um espetáculo de teatro, refutando as formas tradicionais. Na concepção ou reforma dos espaços teatrais, Lina demonstra esta preocupação com o público, e com a colaboração deste público. A arquiteta — cuja produção abrange também cenários e figurinos — une sua experiência racionalista européia à realidade crítica brasileira, valorizando as características naturais do país por meio do uso de materiais locais em suas obras. Os estudos de caso que problematizam a hipótese referem-se às adaptações de uso projetadas para os teatros Oficina, SESC da Pompéia e Gregório de Mattos. PALAVRAS-CHAVE: arquitetura teatral; arquitetura ética; espaço teatral. ABSTRACT: An ethical architecture always occurs when it establishes a dialogue with society. The special and poetical construction of this architecture must imply collective freedom. This article aims to discuss the relationship between ethics and history of the theatrical architecture using as a case study the work of Lina Bo Bardi, which idealized an "open" architecture, offering to the spectator the possibility of participating of a theater show, refuting the traditional forms. In the design or restoration of theatrical spaces created by Lina, there is always a concern about the audience before and after the show. The architect — whose production also includes countless stage designs and models — unites her European rationalistic experience to the Brazilian critical reality. The local materials in her works value the natural characteristics of the country. The case studies that problematize the hypothesis refer to the adaptations and restorations projected for the theaters Oficina, SESC da Pompéia and Gregório de Mattos. KEYWORDS: performing architecture; ethical architecture; theatrical space.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.