Perspectivas sobre a história do documentário brasileiro: do período silencioso à sua institucionalização

Autores/as

  • Eduardo Morettin

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75984

Palabras clave:

história do documentário, historiografia, cinema e história

Resumen

O artigo recupera os conceitos utilizados para pensar a história do documentário brasileiro, com ênfase no período silencioso e na sua institucionalização, representada pela produção de filmes pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince) a partir de 1936. Essa retomada estabelece um percurso histórico ao mesmo tempo em que sugere conexões com outras frentes da produção cultural do período, como a fotografia, além de chamar a atenção do leitor para momentos e filmes que demandam maior pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Morettin

Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pósgraduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP. Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de Humberto Mauro, cinema, história. São Paulo: Alameda, 2013. 

Citas

ALMEIDA, Claudio. O cinema como "agitador de almas": Argila, uma cena do Estado Novo. São Paulo: Annablume, 1999.

ARCHANGELO, Rodrigo. Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da Semana e Atualidades Atlântida (1956-1961). Tese (Doutorado em História Social) – USP, São Paulo, 2015.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

BERNARDET, Jean-Claude. Historiografia clássica do cinema brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995.

CAIUBY NOVAES, Sylvia, CUNHA, Edgar and HENLEY, Paul. The first ethnographic documentary?: Luiz Thomaz Reis, the Rondon Commission and the making of rituais e festas Borôro (1917). Visual Anthropology, v. 30, n. 2, London, 2017. Disponível em <https://doi.org/10.1080/08949468.2017.1276383>.

CARVALHO, Danielle. Luz e sombra no écran: realidade, cinema e rua nas crônicas cariocas de 1894 a 1922. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Unicamp, Campinas, 2014.

COSTA, Flávia. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. 2. ed. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

ELLIS, Jack e McLANEC, Betsy. A new history of documentary film. New York: Continuum, 2006.

FRAGA, André Barbosa. O Brasil tem asas: a construção de uma mentalidade aeronáutica no governo Vargas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2021.

GALVÃO, Maria Rita e BERNARDET, Jean-Claude. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense/Embrafilme, 1983.

GIACOMO, Carolina. Espectadores em trânsito: identificação, imersão e distinção no Rio de Janeiro do início do século XX. Dissertação (Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais) – USP, São Paulo, 2019.

GOMES, Paulo Emilio Salles. Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva, 1974.

GOMES, Paulo Emilio Salles. A expressão social dos filmes documentais no cinema mudo brasileiro (1898 – 1930). In: CALIL, Carlos e MACHADO, Maria (orgs.). Paulo Emílio: um intelectual na linha de frente. São Paulo-Rio de Janeiro: Brasiliense/Embrafilme, 1986.

GONÇALO, Pablo. Arquivos entre a espera e a demora: os roteiros não filmados de Bertolt Brecht. In: ADAMATTI, Margarida, AGUIAR, Carolina, CARVALHO, Danielle, MORETTIN, Eduardo e RAMOS, Lúcia (orgs.). Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética. Porto Alegre: Sulina, 2017.

GUERRA, Nayla. Entre apagamentos e resistências: curtas-metragens feitos por diretoras brasileiras (1966-1985). São Paulo: Alameda Editorial, 2024.

GUNNING, Tom. The cinema of attractions: early film, its spectator and the avant-garde. Wide Angle, v. 8, n. 3-4, Oxford, 1986.

JACOBS, Lewis. The documentary tradition. 2nd. New York: W. W. Norton, 1979.

MACHADO JR., Rubens. São Paulo em movimento: a representação cinematográfica da metrópole nos anos 20. Dissertação (Mestrado em Artes) – USP, São Paulo, 1989.

MORETTIN, Eduardo. Dimensões históricas do documentário brasileiro no período silencioso. Revista Brasileira de História. v. 25, n. 49, São Paulo, jan.-jul. 2005.

MORETTIN, Eduardo. Tradição e modernidade nos documentários de Silvino Santos. In: PAIVA, Samuel e SCHVARZMAN, Sheila (orgs). Viagem ao cinema silencioso do Brasil. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.

MORETTIN, Eduardo. Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923. Novos Estudos Cebrap, n. 89, São Paulo, mar. 2011.

MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, cinema, história. São Paulo: Alameda, 2013.

MORETTIN, Eduardo. Gênero e montagem em Os óculos do vovô (Francisco Santos, 1913): anotações de um historiador. Revista Museologia & Interdisciplinaridade. v. 8, n. 15, Brasília, 2019.

MORETTIN, Eduardo. O cinema brasileiro no contexto das exposições universais: a New York World’s Fair (1939-1940) e a Exposição do Mundo Português (1940). Anais do Museu Histórico Nacional, v. 54, 2021, Rio de Janeiro, 2021.

MORETTIN, Eduardo. Fotografar e filmar no cinema brasileiro silencioso. In: ESPADA, Heloísa (org.). Moderna pelo avesso: fotografia e cidade. Brasil. 1890-1930. São Paulo: IMS, 2023.

MORETTIN, Eduardo. A participação do cinema nas exposições universais: história e cultura. Tese (Livre-Docência em História do Audiovisual Brasileiro) – USP, São Paulo, 2023.

PEREIRA, Adriana Martins. Lentes da memória: a descoberta da fotografia de Alberto de Sampaio (1888-1930). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016.

PEREZ, Livia. Estrada da vida (1952) e a Cinematográfica Terras do Brasil: a presença das mulheres no cinema brasileiro do início dos anos 1950. Aniki. v. 9, n. 1, Coimbra, 2022.

SCHVARZMAN, Sheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

SOUZA, Carlos Roberto de. Catálogo de filmes produzidos pelo INCE. Rio de Janeiro: Fundação do Cinema Brasileiro, 1990.

SOUZA, Carlos Roberto de. Estratégias de sobrevivência. In: PAIVA, Samuel e SCHVARZMAN, Sheila (orgs). Viagem ao cinema silencioso do Brasil. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011.

SOUZA, José Inacio de Melo. Descoberto o primeiro filme brasileiro. Revista USP, n. 19, São Paulo, set./out./nov. 1993.

STOCO, Savio. O cinema de Silvino Santos (1918 - 1925) e a representação amazônica: história, arte e sociedade. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – USP, São Paulo, 2017.

TACCA, Fernando de. A imagética da Comissão Rondon. Campinas: Papirus, 2001.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

Morettin, E. (2024). Perspectivas sobre a história do documentário brasileiro: do período silencioso à sua institucionalização. ArtCultura, 26(48), 178–190. https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75984

Número

Sección

Minidossier - Historia y cine