Minerva e a Virgem Maria: a expulsão dos holandeses na tela de Juan Bautista Maíno e na cópia doada aos baianos
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v26-n48-2024-75982Palabras clave:
Juan Bautista Maíno, Bahia, holandesesResumen
Este artigo propõe-se a estudar uma das cópias da tela seiscentista La recuperación de Bahia de Todos los Santos, explorando particularmente a cena da tapeçaria no conjunto de toda a pintura. Doada pela Espanha ao governo da Bahia em 1950, tal cópia representa a expulsão dos holandeses da capital baiana em 1625 e hoje se encontra no Memorial da Câmara Municipal de Salvador. Avaliam-se aqui os motivos que teriam motivado o frade dominicano Juan Bautista Maíno, autor da obra original, a escolher a deusa Minerva, e não a Virgem Maria, como representação da vitória lusoespanhola sobre os holandeses protestantes. Dada a forte carga religiosa da cena, a preferência pela divindade pagã pode parecer um contrassenso, especialmente quando levamos em conta que toda a cena pintada se destinava a celebrar a derrota da fé reformada frente à romana.
Descargas
Citas
AFONSO VI, Dom. Carta de Sua Magestade acerca dos Bárbaros da Capitania e sertão da Paraíba e guerra que se pretende fazer-lhe [9 jan. 1662]. In: Documentos Históricos: cartas régias 1651-1667. Rio de Janeiro: Typ. Baptista de Souza, v. 66, 1944.
ALCALÁ, Luisa. “A call to action”: visual persuasion in a Spanish American painting. The Art Bulletin, v. 94, n. 4, New York, dez. 2012.
ALDENBURGK, Johann Gregor. [1627]. Relação da conquista e perda da cidade do Salvador pelos holandeses em 1624-1625. In: Brasiliensia Documenta. São Paulo: Revista dos Tribunais, v. 1, 1961.
ARGOLO, José Dirson. Análise da restauração de pinturas artísticas referenciada na intervenção em painéis de José Joaquim da Rocha, pertencentes ao acervo da Santa Casa da Misericórdia, Salvador, Bahia. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – UFBA, Salvador, 2014.
ARGOLO, José Dirson. Pedro Ferreira: escultor, policromador e restaurador. Abracor Boletim, v. 4, n. 2, Rio de Janeiro, jun.-ago. 1977.
ARGOLO, José Dirson. Dossiês da restauração: Pinacoteca da Câmara Municipal de Salvador. Salvador: Studio Argôlo Antiguidades e Restaurações, v. 1, 1997.
BALTIERI, Rosana. João José Rescala: teoria, conservação e restauração da pintura em Salvador (1952-1980). Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – UFBA, Salvador, 2012.
BARLÉU, Gaspar. [1647]. História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil e noutras partes sob o governo do ilustríssimo João Maurício Conde de Nassau etc., ora governador de Wesel, tenente-general de cavalaria das Províncias-Unidas sob o príncipe de Orange. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 1940.
BEHRENS, Ricardo. Salvador e a invasão holandesa de 1624-1625. Salvador: Editora Pontocom, 2013.
BOXER, Charles. Os holandeses no Brasil: 1624-1654. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1961.
BROWN, Jonathan e ELLIOTT, John H. A palace for a king: the Buen Retiro and the court of Philip IV. New Haven: Yale University Press, 1986.
CAMENIETZKI, Carlos e PASTORE, Gianriccardo. 1625, o fogo e a tinta: a batalha de Salvador nos relatos de guerra. Topoi, v. 6, n. 11, Rio de Janeiro, jul.-dez. 2005.
CARDIM, Pedro, COSTA, Leonor Freire e CUNHA, Mafalda (orgs.). Portugal na monarquia hispânica: dinâmicas de integração e de conflito. Lisboa: Centro de História de Além-Mar, 2013.
CORREA, Juan Antonio. La pérdida y restauración de la Bahía de Todos los Santos. In: LISBOA, J. Carlos. Uma peça desconhecida sôbre os holandeses na Bahia. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1961.
CRISTÓVÃO, Fernando. A luta de libertação da Bahia em 1625 e a batalha dos seus textos narrativos e épicos. In: O romance político brasileiro contemporâneo e outros ensaios. Coimbra: Almedina, 2003.
CRUZ, Laura. The 80 years’ question: the Dutch revolt in historical perspective. History Compass, v. 5, n. 3, Toronto, mai. 2007.
CUMMINGS, Owen F. Mary, the Reformation and some Scots! In memory of John Macquarrie (1919-2007). New Blackfriars, v. 90, n. 1030, Oxford, nov. 2009.
Danificada “A expulsão dos holandeses”. O Globo, Rio de Janeiro, 26 jan. 1951.
DEACY, Susan. Athena. London: Routledge, 2008.
EDMUNDSON, George. The Dutch power in Brazil (1624-1654): part I – the struggle for Bahia (1624-1627). The English Historical Review, v. 11, n. 42, Oxford, abr. 1896.
FALCONI, Francisco. [10 de abril de 1613]. Información de testigos para la averiguación de limpieza de sangre de Juan Bautista Maíno, pintor y novicio en el convento de San Pedro Mártir de Toledo. In: RUIZ GÓMEZ, Leticia (ed.). Juan Bautista Maíno, 1581-1649. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2009.
FINALDI, Gabriele. Sobre Maíno e Italia. In: RUIZ GÓMEZ, Leticia (ed.). Juan Bautista Maíno, 1581-1649. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2009.
FLEXOR, Maria Helena. Pedro Ferreira, um escultor baiano desconhecido. Varia História, v. 24, n. 40, Belo Horizonte, jul.-dez. 2008.
GROOF, Bart De. A noble courtier and a gentleman warrior: some aspects of the creation of the Spinola image. In: FENOULHET, Jane e GILBERT, Lesley. Narratives of low countries history and culture: reframing the past. London: UCL Press, 2016.
GUERREIRO, Bartolameu. Iornada dos vassalos da coroa de Portugal, pera se recuperar a Cidade do Salvador, na Bahya de todos os Santos, tomada pollos Olandezes, a oito de Mayo de 1624. & recuperada ao primeiro de Mayo de 1625. Lisboa: Mattheus Pinheiro, 1625.
HALL, Linda B. Mary, mother and warrior: the Virgin in Spain and the Americas. Austin: University of Texas Press, 2004.
ISRAEL, J. I. A conflict of empires: Spain and the Netherlands 1618-1648. Past & Present, v. 76, n. 1, Oxford, aug. 1977.
JAMESON, J. Franklin. Original narratives of early American history: narratives of New Netherland, 1609-1664. New York: Charles Scribner’s Sons, 1909.
JUSTI, Carl. Velázquez y su siglo. Madrid: Espasa-Calpe, 1953.
LAET, Joannes de [1644]. Historia ou annaes dos feitos da Companhia Privilegiada das Indias Occidentaes desde o seu começo até ao fim do anno de 1636. Rio de Janeiro: Officinas Graphicas da Bibliotheca Nacional, v. 1, 1916.
Libro de copistas: 1949-1950. Sign. L19. Madrid, 1949. Disponível em <https://www.museodelprado.es/aprende/biblioteca/biblioteca-digital/fondo/1949-1950-libro-de-copistas/f0eea195-2607-43d7-8996-bf2116c71d15?searchid=d89f984c-d619-b1fd-708e-85c785c46c34>.
LOPEZ-REY, José. Velazquez: the artist as a maker. Lausanne: Bibliothèque des Arts, 1979.
LÓPEZ-REY, José. Velázquez: painter of painters. Colônia: Taschen, v. 1, 1996.
MADRAZO, Don Pedro de. Catálogo descriptivo e histórico del Museo del Prado de Madrid. Madrid: Imprenta y Estereotipia de Rivadeneyra, 1872.
MADRAZO, Don Pedro de. Catalogue des tableaux du Musée du Prado. Madrid: Imprimerie de J. Lacoste, 1913.
MARÍAS, Fernando e CRUZ VARONA, María. El arte de las “acciones que las figuras mueven”: Maíno, un pintor dominico entre Toledo y Madrid. In: RUIZ GÓMEZ, Leticia (ed.). Juan Bautista Maíno, 1581-1649. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2009.
MARÍN TOVAR, Cristóbal. El cuadro de batallas de Juan Bautista Maíno: la recuperación de Bahía y las fuentes literarias del siglo XVII como sugerencia para su argumento. Enlaces: Revista del CES Felipe II, n. 7, Madrid, 2007.
MARON, Gottfried. Mary in Protestant theology. In: KÜNG, Hans e MOLTMANN, Jürgen (eds.). Mary in the churches. Edinburgh: T. & T. Clark, 1983.
MENEZES, Manuel de. Recuperação da cidade do Salvador. In: VARNHAGEN, Francisco Adolpho de (ed.). Revista Trimensal do Instituto Historico, Geographico e Ethnographico do Brasil, v. 22, Rio de Janeiro: Typ. Imparcial de J. M. N. Garcia, 1859.
Misterioso acidente com a tela da expulsão dos holandeses: era um presente do governo espanhol à Bahia. A Tarde, Salvador, 25 jan. 1951.
MOERBEECK, Jan Andries. [1624]. Motivos porque a Companhia das Indias Ocidentais deve tentar tirar ao rei da Espanha a terra do Brasil, e isto quanto antes. In: Documentos históricos: os holandeses no Brasil. Rio de Janeiro: Grafica Rio-Arte, v. 1, 1942.
NOORLANDER, D. L. Heaven’s wrath: the Protestant Reformation and the Dutch West India Company in the Atlantic world. Ithaca: Cornell University Press, 2019.
O’CARROLL, Michael. Theotokos: a theological encyclopedia of the blessed Virgin Mary. Eugene: Wipf and Stock Publishers, 2000.
OESTREICH, Gerhard. Neostoicism and the early modern state. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
ORSO, Steven. Why Maino?: a note on the recovery of Bahia. Notes in the History of Art, v. 10, n. 2, New York, dez.-mar. 1991.
PARIS, Père Godefroy de. Notre Dame de Paix. Paris: Bibliothèque Franciscaine Provinciale, 1935.
PINHO, Maria Lucila Ferreira de. Pedro Ferreira: escultor baiano. Feira de Santana: [s./e.] 2016.
RABB, Theodore K. Artists and warefare: a study of changing values in seventeenth-century Europe. Transactions of the American Philosophical Society, v. 75, n. 6, Philadelphia, 1985.
Representa a expulsão dos holandêses: a entrega ao governo de uma cópia da tela de Mayo. A Tarde, Salvador, 14 jun. 1950.
RIBAS, Maria Aparecida. A evangelização calvinista dos indígenas no Brasil holandês: o poder cristalizador da leitura. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 10, n. 19, Rio Grande, jan.-jun. 2018.
RIBOT, Luis. España y la Guerra de los Treinta Años. In: FORTEA PÉREZ, José Ignacio, GELABERT GONZÁLEZ, Juan Eloy, LÓPES VELA, Roberto e CASTELLANOS, Elena Postigo (coords.). Monarquías en conflicto: linajes y noblezas en la articulación de la monarquía hispánica. Madrid: Fundación Española de Historia Moderna – Universidad de Cantabria, 2020.
RIPA, Cesare [1611]. Iconologia. New York: Garland Publishing, 1976.
RIVADENEIRA, Pedro de. Tratado de la religion y virtudes que debe tener el príncipe cristiano para gobernar y conservar sus estados, contra lo que Nicolas Maquiavelo y los políticos deste tiempo enseñan. In: FUENTE, Don Vicente de la (ed.). Biblioteca de autores españoles, desde la formacion del lenguaje hasta nuestros dias: obras escogidas del padre Pedro de Rivadeneira, de la Compañia de Jesus. Madrid: M. Rivadeneyra, 1868.
RODRIGUES, José Honório. Historiografia e bibliografia do domínio holandês no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1949.
RODRÍGUEZ DE CEBALLOS, Alfonso. La recuperación de Bahía de Todos los Santos. In: RUIZ GÓMEZ, Leticia (ed.). Juan Bautista Maíno, 1581-1649. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2009.
ROJAS Y MORENO, José [2 de fevereiro de 1951]. Correspondência ao Excmo. Señor Ministro de Asuntos Exteriores. Archivo General de la Administración. Dirección General de Relaciones Culturales. Asunto: Cuadro recuperación Bahia; entrega gobierno español al de Bahía. Archivador: 19. Cajón: 1. Carpeta: 1/2 (Vários). Guia: 3ª. Referência: Ba. Br. Ficheros: B. Artes. Madrid: 1950.
RUIZ GÓMEZ, Leticia. Juan Bautista Maíno en Pastrana: sobre los orígenes del pintor y sus primeros años de vida. In: RUIZ GÓMEZ, Leticia (ed.). Juan Bautista Maíno, 1581-1649. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2009.
RUIZ, José María. Maquiavelo y el tacitismo en la España de los siglos XVI y XVII. Baetica: Estudios de Arte, Geografia e Historia, n. 15, Málaga, 1993.
SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1500-1627). Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2014.
SCHWARTZ, Stuart. The voyage of the vassals: royal power, noble obligations, and merchant capital before the Portuguese restoration of independence, 1624-1640. The American Historical Review, v. 96, n. 3, Oxford, jun. 1991.
SHANNON, Robert M. Visions of the new world in the drama of Lope de Vega. New York: Peter Lang, 1989.
SHEARER, Ann. Athene: image and energy. London: Viking Arkana, 1996.
SILVA, Alberto Alves da. Hollandezes na Bahia: 1624-1625 (Ao commemorar-se o tri-centenario de sua expulsão, 1625, 1925). Bahia: A Nova Graphica, 1925.
SOUZA, Carlos Augusto de e MACHADO, Luis Germano. Presciliano Silva. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1984.
VALENCIA Y GUZMAN, Juan de. [1625]. Compendio historial de la jornada del Brasil. Recife: Pool, 1984.
VALLADARES, Clarival do Prado. Presciliano Silva: um estudo biográfico e crítico. Rio de Janeiro: Fundação Conquista, 1973.
VARGAS, Thomas Tamaio de. Restauracion de la ciudad del Salvador, i baìa de Todos-Sanctos, en la provincia del Brasil por las armas de Don Philippe IV el Grande, rei catholico de las Españas i Indias. Madrid: Alonso Martin, 1628.
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. Historia das lutas com os hollandezes no Brazil desde 1624 a 1654. Lisboa: Typographia Castro Irmão, 1874.
VEGA, Lope de. El Brasil restituido. In: PELAYO, Marcelino (ed.). Obras de Lope de Vega: cronicas y leyendas dramaticas de España y comedias novelescas. Madrid: Atlas, v. 28, 1970.
VIEIRA, Pe. Antônio. Ao Geral da Companhia de Jesus (1626 – set. 1630). In: AZEVEDO, J. Lúcio de. Cartas do padre Antônio Vieira coordenadas e anotadas. Coimbra: Imprensa da Universidade, v. 1, 1925.
WASZINK, Jan. Your tacitism or mine? Modern and early-modern conceptions of tacitus and tacitism. History of European Ideas, v. 36, n. 4, Rotterdam, dez. 2010.
WITTKOWER, Rudolf. Transformations of Minerva in Renaissance imagery. Journal of the Warburg Institute, v. 2, n. 3, London, jan. 1939.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.