O problema do popular e do erudito na literatura de folhetos brasileira
Resumen
O artigo discute as implicações das antinomias sociais nos estudos da história da cultura, tomando como fonte a literatura de folhetos. Problematiza os conceitos de cultura popular e erudita, respeitando os imbricamentos presentes nas produções culturais; a identidade de poeta popular, considerando as relações de poder entre os poetas; a produção como vetor classificatório das criações culturais, inserindo a discussão sobre as apropriações e os usos produzidos pelo consumo. Apresenta uma leitura das narrativas cordelistas enquanto representações fabricadas a partir de uma vasta rede de elementos que lhes dá suporte, (locus sócio-econômico do poeta, público a que se destinam as obras, aspectos morais e religiosos, dentre outros).PALAVRAS-CHAVE: História Cultural; cultura popular; literatura de cordel.
ABSTRACT The article discusses the social anatomy implications in cultural histories studies, to be based in chapbooks. Render problematic to the highbrow and cultural popular concepts, respecting the presents conjunctions in cultural productions; the popular poet identity, considering the relations of power feelings among poets; the production as classificatory vector of cultural creations, inserting the discussion about appropriations and produced uses by consume. Show a reading of poet narratives while fabricated representations as of a vast mesh of elements that give support, (locus socioeconomic of the poet, public that works destine, moral and religious aspects, another ones).
KEYWORDS: Cultural History; popular culture; chapbooks.
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