Os protestos de 2013 nos acordes do rock nacional

Autores/as

  • Rodrigo César Ribeiro Horta

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71198

Palabras clave:

rock nacional, protestos de 2013, democracia

Resumen

Analisar a produção musical do rock nacional relativa às manifestações de 2013 é o intuito do artigo, que procura iluminar o elo operante entre música e política. A canção popular é pensada como uma linguagem artística produtora e veiculadora de representações sociais, que não apenas espelha a realidade, mas a constrói. Examinam-se 8 canções – e seus respectivos videoclipes – produzidos pelas bandas da geração 1980 acerca dos acontecimentos de junho de 2013 – que incidem sobre a participação e a recusa do autoritarismo, nutrindo, ao fim, o imaginário democrático no país. Almeja-se com este estudo contribuir com a compreensão da sociedade brasileira no tempo presente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo César Ribeiro Horta

Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de História na rede pública de Belo Horizonte. 

Citas

“As coisas não caem do céu” (Leoni), Leoni. Single independente, 2013.

“De volta ao planeta” (Marco Túlio, PJ e Rogério Flausino), Jota Quest. De volta ao Planeta. CD Sony, 1998.

“Fardado” (Sérgio Britto e Paulo Miklos), Titãs. Nheengatu. CD Som Livre, 2014.

“Livre” (Álvaro Birita, Miguel Flores, Carlos Coelho e Bruno Gouveia), Biquini Cavadão. Me leve sem destino. DVD Sony, 2014.

“Multidão” (Samuel Rosa e Nando Reis), Skank. Velocia. CD Sony, 2014.

“Não tenho nome” ((Flávio Lemos, Fê Lemos, Dinho Ouro Preto e Yves Passarel), Capital Inicial. Viva a revolução. EP Sony, 2014.

“Saquear Brasília” (Dinho Ouro Preto e Alvin L), Capital Inicial. Saturno. CD Sony, 2012.

“Viva a revolução” (Flávio Lemos, Fê Lemos, Dinho Ouro Preto e Yves Passarel), Capital Inicial. Viva a revolução. EP Sony, 2014.

“Zé Ninguém” (Álvaro, Bruno, Coelho, Miguel e Sheik), Biquini Cavadão. Descivilização. LP PolyGram, 1991.

<https://www.youtube.com/watch?v=_KGmfeZf9gs&t=1s> Acesso em 6 nov. 2021.

<https://www.youtube.com/watch?v=ylwxUGI6qnY> Acesso em 6 nov. 2021.

ABRAMO, Helena. Cenas juvenis: punks e darks. São Paulo: Página aberta, 1994.

ALONSO, Ângela. A política das ruas: protestos em São Paulo de Dilma a Temer. Novos Estudos Cebrap, edição especial, São Paulo, jun., 2017.

BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: LEACH, Edmund et al. Enciclopédia Einaudi: Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.

BIGNOTTO, Newton. O Brasil à procura da democracia: da proclamação da República ao século XXI (1899-2018). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

BRYAN, Guilherme. A linguagem do videoclipe. 2009. Disponível em <https://planetapontocom.org.br/revista /edicoes-anteriores-entrevistas/a-linguagem-do-videoclipe> Acesso em 17 nov. 2022.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CAVALCANTE, Berenice et al. (orgs.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira, 3 v. Rio de Janeiro-São Paulo: Nova Fronteira/Fundação Perseu Abramo, 2004.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. v. 5, n. 11, São Paulo, 1991.

DAPIEVE, Arthur. BRock – o rock brasileiro dos anos 80. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DOWNING, John D. H. Mídia radical: rebeldia nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Senac, 2004.

ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo. “Brasil mostra a tua cara”: rock nacional, mídia e a redemocratização política (1982-1989). Dissertação (Mestrado em História) – Unesp, Assis, 2009.

FERREIRA, Matheus e TAVARES JR., Fernando. De 2013 a 2016: as ruas e ressignificações políticas. CSOnline: Revista Eletrônica de Ciências Sociais, n. 22, Juiz de Fora, jul.-dez. 2016.

FUSCALDO, Chris. Release do EP Viva a revolução. EP Sony, 2014.

GOUVEIA, Bruno. É impossível esquecer o que vivi. Lisboa: Chiado, 2019.

HORTA, Rodrigo. A Nova República nos acordes do Rock Nacional. SCIAS-Arte/Educação, v. 8, n. 2, Belo Horizonte, jul.-dez. 2020.

HORTA, Rodrigo. O imaginário político da Nova República nos acordes do Rock Nacional – 1982-1992. Dissertação (Mestrado em História) – UFMG, Belo Horizonte, 2020.

JANOTTI JÚNIOR, Jeder e SOARES, Thiago. O videoclipe como extensão da canção: apontamentos para análise. Galáxia, n. 15, São Paulo, jun. 2008.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC-Rio, 2006.

MARTINS, Bruno Viveiros. Pro dia nascer feliz: a Nova República e o rock brasileiro na década de 1980. Tese (Doutorado em História) – UFMG, Belo Horizonte, 2019.

MENDONÇA, Ricardo. Dimensões democráticas nas jornadas de junho: reflexões sobre a compreensão de democracia entre manifestantes de 2013. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 98, São Paulo, 2018.

MENESES, Sônia. “Fora Collor” e marchas de junho: imprensa e construção de sentidos sobre as mobilizações populares de 1992 e 2013. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, v. XXII, n. 28, Campinas, jul.-dez. 2014.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História, v. 20, n. 39, São Paulo, 2000.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Anticomunismo, antipetismo e o giro direitista no Brasil. In: BOHOSLAVSKY, Ernesto et al. (orgs.). Pensar as direitas na América Latina. São Paulo: Alameda, 2019.

NAPOLITANO, Marcos. História & música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NAVES, Santuza. Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

NERCOLINI, Marildo e CAMINHA, Marina. O embate entre MPB e BRock: lembranças e esquecimentos como estratégias de legitimação. Líbero, v. 19, n. 37, São Paulo, jan.-jun., 2016.

NOBRE, Marcos. Choque de democracia: razões da revolta. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

OLIVEIRA, Francisco de. Nordeste: a invenção pela música. In: CAVALCANTE, Berenice et al. (orgs.). Decantando a República: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira, 3 v. Rio de Janeiro-São Paulo: Nova Fronteira/Fundação Perseu Abramo, 2004.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileira de História. v. 15, n. 29, São Paulo, 1995.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Exo experimental org.:/Editora 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. Política da arte. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas. v. 2. n. 15, Florianópolis, 2010.

ROCHEDO, Aline. “Os filhos da revolução”: a juventude urbana e o rock brasileiro dos anos 1980. Dissertação (Mestrado em História) – UFF, Niterói, 2011.

SILVA, Daniel. Junho de 2013: crítica e abertura da crise da democracia representativa brasileira. Revista Maracanan. n. 18, Rio de Janeiro, jan.-jun., 2018.

SILVA, Rubens Rangel. A emergência do cartaz nas jornadas de junho: políticas e insurgências da escrita e da imagem em contexto de protesto. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – UFMG, Belo Horizonte, 2021.

SINGER, André. O lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

Site Grafias de junho em <https://www.grafiasdejunho.org/principal> Acesso em 30 out. 2021.

SOUZA, Jessé de. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.

TATAGIBA, Luciana. 1984, 1993 e 2013. Sobre ciclos de protestos e democracia no Brasil. Política & Sociedade, v. 13, n. 28, Florianópolis, 2014.

VÁRIOS AUTORES. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

César Ribeiro Horta, R. (2023). Os protestos de 2013 nos acordes do rock nacional. ArtCultura, 25(46), 240–258. https://doi.org/10.14393/artc-v25-n46-2023-71198

Número

Sección

Artículos