Indisciplina como ferramenta, ou como arma

Autores/as

  • Gabriel Gonzaga

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66597

Resumen

A História no labirinto do presente é o primeiro livro que o historiador Arthur Avila assina sozinho. Professor na graduação e no programa de pósgraduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Avila possui uma formação voltada para a área de História da Amé- rica, História dos Estados Unidos, História da Historiografia e Teoria e Filosofia da História. Sua tese sobre a historiografia dos Estados Unidos e a questão da fronteira ao Oeste (temática que sempre retorna em seus textos) venceu o prêmio Capes de melhor tese em História, em 2012. Seu recente trabalho, publicado pela Milfontes, é resultado de um circuito de debates iniciados em meados de 2015, em meio à crise política da Nova República, a exemplo dos seminários realizados em Porto Alegre até 2018.2 Nesse entremeio, Avila escreveu e interveio em diversas oportunidades, a partir de artigos, de entrevistas e de falas públicas e em canais digitais, sobre o significado da indisciplina histórica. Seu livro reúne suas principais produções desse período, com o adendo de dois capítulos inéditos.

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Biografía del autor/a

Gabriel Gonzaga

Doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

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Publicado

2022-06-13

Cómo citar

Gonzaga, G. (2022). Indisciplina como ferramenta, ou como arma. ArtCultura, 24(44), 292–298. https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66597

Número

Sección

Reseñas