Assombrando o arquivo: a Biblioteca Nacional e o homoerotismo na Coleção Alair Gomes
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66594Palabras clave:
arquivo, Alair Gomes, Biblioteca NacionalResumen
A partir da compreensão de que o registro e a preservação da história dos sujeitos dissidentes das normativas de gênero e sexualidade são um direito epistêmico, neste artigo busco apontar algumas notas de uma cartografia que realizei na Coleção Alair Gomes, da Biblioteca Nacional. Alair Gomes (1921-1992) é considerado o precursor do homoerotismo na fotografia brasileira. Criada entre as décadas de 1960 a 1980, sua obra vai desde as imagens do corpo masculino jovem seminu nas praias de Ipanema, trabalho pelo qual ele é mais conhecido, até as fotografias de práticas esportivas, carnaval e botânica. Além do conjunto de 16 mil fotografias e 150 mil negativos, a Cole- ção Alair Gomes é composta por manuscritos relacionados às suas atividades acadêmicas, artísticas e diários íntimos. Trata-se aqui de indagar como uma instituição pública da memória, como a Biblioteca Nacional, se relaciona com esse tipo de arquivo.
Descargas
Citas
Alair Gomes, muito prazer, Rio de Janeiro, Fundação Biblioteca Nacional/Coordenadoria de Editoração, 2016 (catálogo de exposição).
ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. A coleção do imperador: fotografia brasileira e estrangeira no século XIX. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional e Centro Cultural Banco do Brasil, 1997.
ASSEF, Claudia. Paris vê garotos de Ipanema de Alair. Folha de S. Paulo, Ilustrada, São Paulo, 15 mar. 2001.
AUGUSTO, Sérgio. Purgatório da Biblioteca Nacional do Rio. Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, São Paulo, 9 jul. 1995. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/7/09/mais!/17.html>. Acesso em 5 nov. 2020.
BOLSONARO, Jair. Prefiro filho morto em acidente a um homossexual. Terra, São Paulo, 8 jun. 2011. Disponível em <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/bolsonaro-prefiro-filho-morto-em-acidente-a-um-homossexual,cf89cc00a90ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em 10 maio 2021.
BOLSONARO, Jair. Sou preconceituoso, com muito orgulho. Época, Rio de Janeiro, 2 jul. 2011. Disponível em <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI245890-15223,00-JAIR+BOLSONARO+SOU+PRECONCEITUOSO+COM+MUITO+ORGULHO.html>. Acesso em 10 maio 2021.
BUTLER, Judith. Excitable speech: a politics of the performative. New York and London: Routledge, 1997.
CHIODETTO, Eder. Young male: fotografias de Alair Gomes. São Paulo, Casa Triângulo, 2016 (catálogo de exposição).
COELHO, Maria Claudia e CAVALCANTI, Lauro. De la dublimation au sublime: un récit biographique sur Alair Gomes. In: CAUJOLLE, Christian e CAVALCANTI, Lauro (orgs.). Alair Gomes. Paris: Actes Sud, 2001.
Coleção Alair Gomes, Rio de Janeiro, Fundação Biblioteca Nacional, 1979.
CORRÊA, Irineu E. Jones. Notas sobre uma coleção invisível: a censura e as obras clássicas no acervo da Biblioteca Nacional. Anais Biblioteca Nacional, v. 122, Rio de Janeiro, 2007.
CVETKOVICH, Ann. Queer archival futures: case study Los Angeles: on the subject of archives. E-Misférica, v. 9, n. 1-2, New York, 2012. Disponível em <https://hemi.nyu.edu/hemi/es/e-misferica-91/cvetkovich>. Acesso em 3 nov. 2020.
CVETKOVICH, Ann. The queer art of the counterarchive. In: FRANTZ, David and LOCKS, Mia (orgs.). Cruising the archive: queer art and culture in Los Angeles, 1945-1980. Los Angeles: ONE National Lesbian and Gay Archives, 2011.
EL FAR, Alessandra. Páginas de sensação: literatura popular e pornográfica no Rio de Janeiro (1870-1924). São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
GEFTER, Philip. Sam Wagstaff: the photographist. Getty Research Journal, n. 2, Chicago, 2010.
GOMES, Aíla de Oliveira (org.) Alair de Oliveira Gomes, 1921-1992: relevant data concerning his intellectual life. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, 1995.
GOMES, Alair. Joaquim Paiva entrevista Alair Gomes, 1983. Zum: Revista de Fotografia, n. 6, São Paulo, 22 ago. 2014. Disponível em <https://revistazum.com.br/revista-zum_6/alair-gomes-joaquim-paiva/>. Acesso em 3 nov. 2020.
GOMES, Aline Ferreira. A fotografia de Alair Gomes. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Unicamp, Campinas, 2017.
GOMES, Aline Ferreira. Toros: o erotismo da tauromaquia nas fotografias de Alair Gomes. Revista Visuais, v. 5, n. 2, Campinas, 2019. Disponível em <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/issue/view/553>. Acesso em 10 maio 2021.
GOMES, Aline. A coleção de cartões-postais de Alair Gomes. Anais do XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Florianópolis, 2018.
GREEN, James. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
HOCQUENGHEM, Guy. O desejo homossexual. Rio de Janeiro: A Bolha, 2020.
JUCÁ, Beatriz. Justiça veta censura homofóbica de Crivella na Bienal do Livro do Rio. El País, Madri, 7 set. 2019. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/06/politica/1567794692_253126.html>. Acesso em 10 maio 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 2, Florianópolis, 2001. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ref/a/64NPxWpgVkT9BXvLXvTvHMr/abstract/?lang=pt>. Acesso em 10 maio 2021.
MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque, COELHO, Fernanda Marina Feitosa e DIAS, Tainah Biela. Fake news acima de tudo, fake news acima de todos: Bolsonaro e o kit gay, ideologia de gênero” e fim da família tradicional. Correlatio: Revista da Sociedade Paul Tillich do Brasil e do Grupo de Pesquisa Paul Tillich da Umesp, v. 17, n. 2, São Paulo, 2019. Disponível em <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR/about/contact>. Acesso em 10 maio 2021.
MARTÍ, Silas. Fotógrafo assassinado tem seus retratos de garotos das praias do Rio na Bienal. Folha de S. Paulo, Ilustrada, São Paulo, 30 set. 2012.
MARTINELLI, Andréa. Governo Bolsonaro cumpre promessa e suspende edital com filmes de temática LGBT. Huffpost Brasil, São Paulo, 21 ago. 2019.
MENDONÇA, Heloísa. Queermuseu: O dia em que a intolerância pegou uma exposição para Cristo. El País, Madri, 13 set. 2017. <https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/11/politica/1505164425_555164.html>. Acesso em 10 maio /2021.
MIGNOLO, Walter D. Trayectorias de re-existencia: ensayos en torno a la colonialidad/decolonialidad del saber, el sentir y el creer. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2015.
MISKOLCI, Richard. Negociando visibilidades: segredo e desejo em relações homoeróticas masculinas criadas por mídias digitais. Revista Bagoas: Estudos Gays, Gêneros e Sexualidades, v. 8, n. 11, Natal, 2014. Disponível em <https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/6543>. Acesso em 10 maio 2021.
MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2013.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
OCHOA, Marcia. Ciudadanía perversa: divas, marginación y participación en la ‘localización’. In: MATO, Daniel (coord.). Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: Faces/Universidad Central de Venezuela, 2004.
PELÚCIO, Larissa. Subalterno quem, cara pálida? Apontamentos às margens sobre pós-colonialismos, feminismos e estudos queer. Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCar, v. 2, n. 2, São Carlos, jul.-dez. 2012.
PITOL, André Luís Castilho. "Ask me to send these photos to you": a produção artística de Alair Gomes no circuito norte-americano. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – USP, São Paulo, 2016.
PORTELLA, Célia Maria. Releitura da Biblioteca Nacional. Estudos Avançados, v. 24, n. 69, São Paulo, 2010. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10524>. Acesso em 1 maio 2021.
PRECIADO, Paul. B. La izquierda bajo la piel. Un prólogo para Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 Edições, 2018.
ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina o museu. Concinnitas, v. 1, Rio de Janeiro, 2008.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SANTOS, Alexandre Ricardo dos. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – UFRGS, Porto Alegre, 2006.
SANTOS, Renata, RIBEIRO, Marcus Venicio e LYRA, Maria de Lourdes Vianna. O acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, n. 28, Campinas, 2007. Disponível em <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644794>. Acesso em 10 maio 2021.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.