Turnês teatrais, afinidades identitárias, trocas de interesses, redes de apoio mútuo e usos políticos do tablado (Rio de Janeiro, 1871)
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v24-n44-2022-66591Palabras clave:
História, trocas teatrais, portugueses e brasileirosResumen
Este artigo se insere num campo de pesquisa que investiga as relações teatrais luso-brasileiras oitocentistas como parte de um movimento mais amplo de transformação do teatro em forma cultural transnacional. Escolheu-se como locus de observação a digressão do ator português Francisco da Silva Taborda ao Rio de Janeiro, ocorrida em 1871, por ser uma ocasião propícia para colocá-lo num jogo de contrastes com o ator brasileiro Francisco Correa Vasques, ao qual foi comparado nos meios teatrais brasileiros e portugueses. O objetivo deste exercício é compreender como as turnês, ao promoverem momentos de encontros e permutas culturais, permitiram que os sujeitos com elas envolvidos mobilizassem diferentes componentes tais como as trocas de interesses, as redes de apoio mútuo, as afinidades identitárias e os usos políticos do tablado, levando em conta o público prefigurado e o contexto no qual estavam inseridos.
Descargas
Citas
BALME, Christopher. Histórias globais do teatro: modernização, esferas públicas e redes teatrais transnacionais. In: WERNECK, Maria Helena e REIS, Ângela de Castro (orgs.). Rotas de teatro entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
Biblioteca Nacional, Coleção Conservatório Dramático, I – 08, 21, 094.
CAMPOS, Ana. Um ator perdido na cidade. Revista Ibero-Americana de Ciências da Comunicação, n. 4, Porto, 2014.
CHARLE, Christopher. A gênese da sociedade do espetáculo: teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Correio Fluminense, Rio de Janeiro, 15 ago. 1873.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 16 jun. 1871.
Diario de Noticias, Rio de Janeiro, 27 jun. 1871.
Diário de Noticias, Rio de Janeiro, 20 jul. 1871.
Diário do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 15 jun. 1871.
Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 19 jun. 1871.
Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 20 jun. 1871.
Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2 jul. 1871.
Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 3 jul. 1871.
Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 jul. 1871.
Diario do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 17 jul. 1871.
FONSECA, Vítor Manoel Marques. A emigração portuguesa para o Brasil. Lisboa: Cepese/ Afrontamento, 2007.
Galeria Theatral, Lisboa, 21 nov. 1849.
Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 29 nov. 1883.
Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 20 dez. 1883.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil. São Paulo: Edusp, 2005.
Jornal da Tarde, Rio de Janeiro, 15 maio 1871.
Jornal da Tarde, Rio de Janeiro, 17 jun. 1871.
Jornal da Tarde, Rio de Janeiro, 20 set. 1871.
Jornal da Tarde, Rio de Janeiro, 21 dez. 1879.
Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 5 jun. 1871.
Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1 jul. 1871.
Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 6 jul. 1871.
Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 4 out. 1870.
Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 6 nov. 1869.
MACHADO, Igor José de Renó. O “brasileiro de torna-viagens” e o lugar do Brasil em Portugal. Estudos Históricos, n. 35, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2005.
MACHADO, Júlio César. Homenagem a Taborda: esboço biográfico do actor Francisco A. da S. Taborda. Porto: Imprensa Portuguesa, 1871.
MARZANO, Andrea. Cidade em cena: o ator Vasques, o teatro e o Rio de Janeiro (1839-1892). Rio de Janeiro: Folha Seca, 2009.
MENCARELLI, Fernando Antônio. A voz e a partitura: teatro musical e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908). Tese (Doutorado em História Social) – Unicamp, Campinas, 2003.
O Colibri, Rio de Janeiro, 1 set. 1870.
O Mundo da Lua, Rio de Janeiro, 16 jun. 1871.
OLIVEIRA, Cláudia Sales. As digressões ao Brasil nas memórias de atores portugueses (séculos XIX e XX). In: WERNECK, Maria Helena e REIS, Ângela. de Castro (orgs.). Rotas de teatro entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
PEREIRA, Maria da Conceição Meireles. Os brasileiros Notáveis e... os outros. In: Os brasileiros de toma-viagem no Noroeste de Portugal. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2000.
Periódico dos Pobres, Rio de Janeiro, 3 ago. 1871.
POPINIGIS, Fabiane. “Todas as liberdades são irmãs”: os caixeiros e as lutas dos trabalhadores por direitos entre o império e a república. Estudos Históricos, v. 29, n. 59, Rio de Janeiro, set.-dez. 2016.
Revista Contemporanea de Portugal e Brazil, n. 4, Lisboa, jul. 1861.
Revista do Conservatório de Lisboa, v. 1, Lisboa, 1842.
Revista Illustrada, Rio de Janeiro, 6 jan. 1877.
Ribaltas e Gambiarras, Lisboa, 27 ago. 1881.
RIBEIRO, Gladys Sabina. Portugueses do Brasil e portugueses no Brasil: “laços de amizade” e conflitos identitários em dois atos (1822 e 1890). In: BIANCO, Bela Feldman (org.). Nações e diásporas: estudos comparativos entre Brasil e Portugal. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
ROZEAUX, Sébastien. Presença da “colônia portuguesa” na paisagem cultural e midiática do Rio de Janeiro: o Grêmio Literário Português e o Retiro Literário Português (1855-1885). Topoi: Revista de História, v. 17, n. 33, Rio de Janeiro, 2016.
Semana Illustrada, Rio de Janeiro, 25 jun. 1871.
SOUSA BASTOS, Antônio de. Carteira do artista. Lisboa: Tipografia Libânio da Silva, 1898.
SOUZA, Silvia Cristina Martins de. O Teatro de São Januário e o “corpo caixeiral”: teatro, cidadania e construção de identidade no Rio de Janeiro oitocentista. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História, São Leopoldo, 2007.
SOUZA, Silvia Cristina Martins de. Cultura e política no Rio de Janeiro: os caixeiros e o teatro de São Januário na segunda metade do século XIX. Revista LPH, ano 18, n.18, Mariana, 2008.
SOUZA, Silvia Cristina Martins de. Scenas Comicas de Francisco Correa Vasques. Curitiba: Prismas, 2019.
Vida Fluminense, Rio de Janeiro, 11 maio 1872.
Vida Fluminense, Rio de Janeiro, 13 nov. 1869.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.