Walter Benjamin: arte do kairós no tempo-de-agora

Autores/as

  • Amon Pinho

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58651

Palabras clave:

kairós, tempo-de-agora, Walter Benjamin

Resumen

O objetivo deste artigo é explorar um certo estrato – estrato de inspiração helênica – do campo semântico do conceito de tempo-de-agora (Jetztzeit), formulado por Walter Benjamin como categoria central da sua concepção de história. A partir de um comentário histórico-cultural e iconológico a uma alegoria da História, esculpida em madeira por Dominikus Hermenegild Herberger, em meados do século XVIII, pensa-se o sentido da polifacetada relação entre as personificações da história e do tempo ali representadas. Relação por meio da qual, analogicamente, visamos iluminar a ideia bejaminiana de tempo como um conceito kairológico de presente essencial e radicalmente político.

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Biografía del autor/a

Amon Pinho

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Instituto de História e do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coorganizador, entre outros livros, de Filosofia enquanto poesia: sete cartas a um jovem filósofo, conversação com Diotima, filosofia nova e outros escritos (Biblioteca Agostinho da Silva, v. 1) São Paulo: É-Realizações, 2019. 

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Publicado

2020-12-26

Cómo citar

Pinho, A. . (2020). Walter Benjamin: arte do kairós no tempo-de-agora. ArtCultura, 22(41), 186–199. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n41-2020-58651

Número

Sección

Artículos