Cena e ficção na Poética de Aristóteles: o caráter

Autores/as

  • Edélcio Mostaço

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56980

Resumen

O pensamento e o caráter conhecem vínculos indissolúveis atando-os à trama, uma vez que suas gestações geminadas os fazem não apenas surgir de um mesmo impulso expressivo, como a articular uma mesma voz ― ouvida na elocução. Na acepção das causalidades, pode-se dizer que o pensamento se impõe como a causa motriz, e o caráter a causa formal na conformação de cada agente/personagem ― cuja variabilidade na espécie dependerá das qualidades apostas pelo poeta a cada um em seu instante de concepção.

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Biografía del autor/a

Edélcio Mostaço

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de Incursões & excursões: a cena no regime estético. Rio de Janeiro: Pequeno Gesto, 2018. 

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Publicado

2020-06-10

Cómo citar

Mostaço, E. . (2020). Cena e ficção na Poética de Aristóteles: o caráter. ArtCultura, 22(40), 277–288. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56980

Número

Sección

En primera mano