O U dy grudy na Distanteresina: tropicália, contracultura e a moderna canção popular no Piauí

Autores/as

  • Hermano Carvalho Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56968

Palabras clave:

moderna canção popular piauiense, contracultura, tropicália.

Resumen

Em 1973, um grupo de jovens estreou em Teresina o espetáculo U dy grudy... ou como diz Daniel Más, referido na imprensa como o “primeiro show montado no Piauí”. Além das apresentações musicais, ele contou com leituras de poemas, intervenções teatrais e improvisos cênicos que mesclavam os arcaísmos e as modernidades culturais brasileiras numa espécie de happening tropicalista-contracultural. Neste artigo procura-se evidenciar ― mais do que pensar as influências dos tropicalistas e da contracultura na periferia do mercado de bens culturais nacional ― as apropriações e fabricações simbólicas no processo de produção e criação desse evento. Mais ainda, buscase ressaltar como, então, a canção popular foi tomada como expressão não apenas de consumo estético ou de entretenimento, mas também como instrumento de elaboração crítica e veículo de proposição de determinadas visões de mundo no panorama das artes do Brasil daqueles anos. E, nesse contexto, U dy grudy pode ser visto como um prelúdio da constituição da moderna canção popular piauiense.

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Biografía del autor/a

Hermano Carvalho Medeiros

Mestre em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coorganizador do livro História & música popular. Teresina: Edufpi, 2013.

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Publicado

2020-06-10

Cómo citar

Carvalho Medeiros, H. . (2020). O U dy grudy na Distanteresina: tropicália, contracultura e a moderna canção popular no Piauí. ArtCultura, 22(40), 129–150. https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56968

Número

Sección

Minidossiê: Cenas musicais alternativas