História em quadrinhos e História da Arte: diálogos temáticos e metodológicos

Autores/as

  • Arthur Valle

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52023

Palabras clave:

História em quadrinhos, História da Arte, diálogos disciplinares

Resumen

O artigo discute as relações entre a arte das Histórias em quadrinhos (HQs) e a disciplina acadêmica História da Arte, destacando os modos através dos quais os quadrinistas se apropriam de tópicos usuais na escrita da História da Arte, como a biografia dos artistas, a reconstituição de obras perdidas, as técnicas de produção artística etc. Para tanto, apresenta um panorama da produção contemporânea de HQs que dialoga com a História da Arte e se detém em um estudo de caso específico: o álbum La vision de Bacchus (2014), do quadrinista francês Jean Dytar, que narra a passagem do pintor Antonello da Messina por Veneza entre 1475 e 1476.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthur Valle

Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade e do Mestrado Profissional em História da UFRRJ.

Citas

ARCANGELI, Catarina Schmidt. La sapienza nel silenzio: riconsiderando la Pala di San Giobbe. Saggi e Memorie di storia dell'arte, v. 22, 1998.

ARNOLD, Dana. Art history: a very short introduction. Kindle edition: Oxford University Press, 2004, loc. 1630-1633.

BERGER, John. Modos de ver. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1974.

BLEYS, Olivier; BOZONNET, Benjamin. Les grands peintres: Goya. Grenoble: Glénat, 2015.

BLÖß, Willi. Milestones of art: the collection. Vancouver/Washington: Bluewater Productions INC, 2014.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: Edusc, 2004

CORNETTE, Jean-Luc; BALTHAZAR, Flore. Frida Kahlo: para que preciso de pés quando tenho asas para voar? São Paulo: Editora Nemo, 2016.

DYTAR, Jean. La vision de Bacchus. Paris: Delcourt, 2013.

FERLUT, Nathalie. Artemisia. Paris: Delcourt/Mirages, 2017.

GASCA, Luis e MENSURO, Acier. La pintura en el cómic. Madrid: Ediciones Cátedra, 2014.

GENTILI, Augusto. Giovanni Bellini. Firenze: Giunti, 1998.

JANUSZCZAK, Waldemar (dir.). Técnicas de los grandes pintores. Madrid: H. Blume Ediciones, 1981.

KVERNELAND, Steffen. Munch. Zagreb: VBZ, 2016.

LUCCO, Mauro. Antonello de Messine. Paris: Hazan, 2011.

MANARA, Milo. Caravaggio: a morte da virgem. São Paulo: Veneta, 2015.

MILLER, Ann. Reading Bande Dessinée: critical approaches to French-language Comic Strip. Bristol: Intellect Books, 2007.

MIRANDA, Nair da Rocha e ROSSO, Nico. Grandes figuras em quadrinhos: Pedro Américo. O mago da pintura. Rio de Janeiro: EBAL, S/d, [1960].

OUBRERIE, Clément e BIRMANT, Julie. Pablo. Paris: Dargaud, 4 vs., 2012-2014.

ROEDER, Katherine. Looking high and low at Comic Art. American Art, v. 22, n. 1, Spring 2008.

SEKSIK, Laurent e LE HÉNAFF, Fabrice. Modigliani: Prince de la bohème. Paris: Casterman, 2014.

SMUDJA, Gradimir. Le cabaret des muses.Paris: Delcourt, 4 vs., 2004-2008.

SMUDJA, Gradimir. Vincent et Van Gogh. Paris: Delcourt, 2 vs., 2003 e 2011.

SPACCA. Debret em viagem histórica e quadrinhesca ao Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SPINELLI, Mirella e VILELA, Andrea. Leonardo da Vinci. São Paulo: Nemo, 2014.

SPINELLI, Mirella. Vincent Van Gogh. São Paulo: Nemo, 2017.

TORAL, André. Holandeses. São Paulo: Veneta, 2017.

VERGUEIRO, Waldomiro e RAMOS, Paulo. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, Waldomiro e RAMOS, Paulo (orgs.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

VILELA, Túlio. Os quadrinhos na aula de História. RAMA, Angela e VERGUEIRO, Waldomiro (orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2014.

WARBURG, Aby. Atlas mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.

WILDE, Johannes. Die "Pala di San Cassiano" von Antonello da Messina: ein Rekonstruktionsversuch. Jahrbuch der Kunsthistorischen Sammlungen in Wien. Neue Folge, Sonderheft 27. Wien: A. Schroll, 1929.

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Valle, A. . (2019). História em quadrinhos e História da Arte: diálogos temáticos e metodológicos. ArtCultura, 21(39), 9–23. https://doi.org/10.14393/artc-v21-n39-2019-52023

Número

Sección

Dossiê Quadrinhos & cultura visual: modos de ver e ler histórias