O cinema de resistência de Jean-Pierre Melville

Autores/as

  • Waldemar Dalenogare Neto

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50167

Palabras clave:

cinema francês, resistência, Segunda guerra Mundial

Resumen

Este artigo discute como o diretor francês Jean-Pierre Melville trabalhou com o conceito de resistência em sua carreira no cinema a partir de três diferentes perspectivas, rompendo com o modelo de celebração heroica adotado pela indústria. Através da análise dos filmes Le silence de la mer (1949), Léon Morin, prêtre (1961) e L’armée des ombres (1969), o objetivo é tratar sobre os conceitos de resistência passiva, nãoresistência e a resistência ativa durante a Segunda guerra Mundial na frança a partir da revisão narrativa e estética destes longas-metragens.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Waldemar Dalenogare Neto

Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Autor, entre outros livros, de The Nuremberg pre-trial interrogations: hitler’s inner circle. Nova York: Center for Holocaust Studies, 2018.

Citas

BARNETT, Victoria. Bystanders: conscience and complicity during the holocaust. Westport: Greenwood Press, 1999.

BAZIN, André. Le cinéma de l'occupation et de la résistance. Paris: 10/18/Union générale d'éditions, 1975.

BAZIN, André. What is cinema? Berkeley: University of California Press, 2005.

FREY, Hugo. Nationalism and the cinema in France: political mythologies and film events, 1945-1995. Nova York: Berghahn Books, 2014.

GAFFNEY, John. Political leadership in France. Nova York: Palgrave Macmillan, 2010.

GIBBONS, Diane. Rereading Rossellini. Nova York: New York University, 1983.

HEWITT, Leah. Remembering the occupation in french film: national identity in postwar Europe. Nova York: Palgrave Macmillan, 2008.

LACKERSTEIN, Debbie. National regeneration in Vichy France: ideas and policies, 1930–1944. Farnham: Ashgate Publishing, 2013.

LANZONI, Rémi. French cinema: from its beginnings to the present. Londres: A&C Black, 2004.

LINDEPERG, Sylvie. Les écrans de l'ombre: la Seconde Guerre mondiale dans le cinéma français (1944-1969).CNRS, 1997.

NOGUEIRA, Rui. Cinéma selon Jean-Pierre Melville. Paris: Editions de l'Etoile, 1996.

PALMER, Tim. Jean-Pierre Melville and 1970s french film style. Studies in French Cinema, v. 2, n. 3, 2002.

POWRIE, Phill. The cinema of France. Londres: Wallflower Press, 2006.

SARTRE, Jean Paul. La republique du silenc. In: Situations III. Paris: Gallimard, 1949.

SWEETS, John. Choices in Vichy France: the french under nazi occupation. Oxford: Oxford University Press, 1986.

WIEVIORKA, Olivier. The french resistance. Harvard: Harvard University Press, 2016.

Publicado

2019-06-12

Cómo citar

Dalenogare Neto , W. . (2019). O cinema de resistência de Jean-Pierre Melville . ArtCultura, 21(38), 149–162. https://doi.org/10.14393/artc-v21-n38-2019-50167

Número

Sección

Artículos