O Quinteto Armorial e sua relação com a modernidade brasileira (1974-1980)
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-14Resumen
O Quinteto Armorial se propôs a desenvolver - durante a década de 1970 - uma música de câmara nacional a partir da fusão entre sonoridades populares do sertão nordestino e de cânones da tradição da cultura erudita europeia. De acordo com o Movimento Armorial, especialmente sob a perspectiva de seu mentor Ariano Suassuna, alguns elementos da modernidade tinham o potencial de colocar em risco identidades tradicionais. Nesse sentido, para os armorialistas as grandes indústrias fonográficas, mais integradas à lógica de mercado, incentivavam uma música fundamentalmente comercial e, por isso, deveriam ser problematizadas. Esse foi um dos motivos pelos quais o quinteto se aproximou da gravadora de Marcus Pereira, uma vez que esta se mantinha mais distante da lógica reinante. Neste artigo, buscamos refletir sobre de que forma se construiu o projeto estético do Quinteto Armorial, direcionado à elaboração de um material sonoro mais artesanal e muito próximo da proposta de cultura nacional defendida por Mário de Andrade, que, aliás, foi a base formadora dos pensamentos de Ariano Suassuna e de Marcus Pereira.
Palavras-chave: Quinteto Armorial; Discos Marcus Pereira; Mário de Andrade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.