Os primeiros historiadores da música popular urbana no Brasil

Autores/as

  • José Geraldo Vinci de Moraes

Resumen

Este artigo pretende examinar de modo crítico o conjunto das obras de autores como Vagalume, Alexandre Gonçalves Pinto, Orestes Barbosa, Mariza Lira, Edigar de Alencar, Jota Efegê, Almirante e Lúcio Rangel, integrantes da primeira geração de historiadores da moderna música urbana. Essa geração, nascida na passagem dos séculos XIX e XX, além dos registros da memória e dos eventos culturais, reuniu, organizou, compilou, arquivou e, sobretudo, "inventou uma tradição" na nossa cultura/música popular que permanece viva e é difundida até hoje. Na realidade, eles tornaram-se seus únicos historiadores, pois, na época, tanto para os historiadores de ofício como para os intelectuais preocupados com a preservação e difusão da cultura nacional, a música popular urbana não tinha nenhuma relevância cultural ou social.

PALAVRAS-CHAVE: historiografia; cronistas; música popular brasileira.

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Biografía del autor/a

José Geraldo Vinci de Moraes

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de História da USP. Autor, entre outros livros, de Metrópole em sinfonia: história, cultura e música na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

Cómo citar

Vinci de Moraes, J. G. (2007). Os primeiros historiadores da música popular urbana no Brasil. ArtCultura, 8(13). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40231

Número

Sección

História & Música Popular