Crimes da paixão: valores morais e normas de conduta na música popular brasileira

Autores/as

  • Maria Amélia Garcia de Alencar

Resumen

Após breve reconstituição da gênese das relações de gênero no Brasil, o artigo se detém nas primeiras décadas do século XX, quando as mulheres começaram a reescrever sua história através da reivindicação de direitos iguais e participação em espaços públicos. Neste mesmo período reforçavam-se, através da legislação e da cultura popular — no caso as canções sertanejas — valores tradicionais que reafirmavam a honra feminina como constitutiva da honra da nação. Portanto, o texto relaciona os discursos sobre as questões de gênero com a reorientação do Estado republicano. Este, ao tomar a família, espaço de poder feminino, como célula fundamental da organização social, gestava os discursos que visavam ao controle sobre as ações das mulheres.

PALAVRAS-CHAVE: relações de gênero; Estado; violência contra a mulher.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Amélia Garcia de Alencar

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB). Professora dos Departamentos de História da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Católica de Goiás (UCG). Organizadora do livro A história da História. 2. ed. Goiânia: Editora da UCG, 2005.

Cómo citar

Garcia de Alencar, M. A. (2007). Crimes da paixão: valores morais e normas de conduta na música popular brasileira. ArtCultura, 8(13). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40228

Número

Sección

História & Música Popular