Crimes da paixão: valores morais e normas de conduta na música popular brasileira
Resumen
Após breve reconstituição da gênese das relações de gênero no Brasil, o artigo se detém nas primeiras décadas do século XX, quando as mulheres começaram a reescrever sua história através da reivindicação de direitos iguais e participação em espaços públicos. Neste mesmo período reforçavam-se, através da legislação e da cultura popular — no caso as canções sertanejas — valores tradicionais que reafirmavam a honra feminina como constitutiva da honra da nação. Portanto, o texto relaciona os discursos sobre as questões de gênero com a reorientação do Estado republicano. Este, ao tomar a família, espaço de poder feminino, como célula fundamental da organização social, gestava os discursos que visavam ao controle sobre as ações das mulheres.
PALAVRAS-CHAVE: relações de gênero; Estado; violência contra a mulher.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.