Um polígrafo na telinha: o humor televisivo de Millôr Fernandes (1959-1965)
Resumen
Este artigo é pautado pelo objetivo de conhecer e analisar as experiências televisivas do polígrafo Millôr Fernandes, voltadas para a apresentação na TV, em sua fase inicial de operação, de um humor crítico, reflexivo e inovador em comparação com os programas humorísticos habituais exibidos pela televisão. Por essa via, associando narrativa e desenhos, Millôr transitava entre o entretenimento, a informação e o conhecimento. O enfoque histórico do texto, co-texto e contexto dos humorísticos de Millôr fornece também subsídios ao conhecimento das principais relações entre a nascente TV, a imprensa e a política nacional, tanto no período democrático quanto à época da ditadura militar.
Palavras-chave: Millôr Fernandes; humor; televisão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.