Canção popular e política em Belém: sonoridades "caboclas" e ações nacionais desenvolvimentistas na MPB

Autores/as

  • Cleodir Moraes

Resumen

Revisito, aqui, à luz da produção musical, o tema do engajamento em Belém nos fins dos anos 1960 e na década de 1970. Isso me leva a refletir sobre alguns referentes musicais e socioculturais inscritos na canção, com os quais parte dos compositores se expressou criticamente frente aos debates estéticas centrados na MPB e às questões políticas relacionadas às ações desenvolvimentistas estatais na Amazônia brasileira. Eles projetaram, em cores vivas, imagens e ideias com as quais deram visibilidade a aspectos da realidade local e, ao mesmo tempo, saíram em sua defesa. Tal atitude participante, esculpida nos quadros de um "alinhamento consciente", de uma "escolha de posição", seletiva, parcial e arbitrária como qualquer outra, sinaliza, o mais das vezes, uma forma de engajamento do artista no jogo dinâmico e imprevisível de relações sociais do presente vivido.

Palavras-chave: canção popular; engajamento; Belém.

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Biografía del autor/a

Cleodir Moraes

Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor efetivo da Escola de Aplicação da UFPA.

Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Moraes, C. (2016). Canção popular e política em Belém: sonoridades "caboclas" e ações nacionais desenvolvimentistas na MPB. ArtCultura, 18(32). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/37073

Número

Sección

Minidossiê: História & Música Popular no Pará