Canção popular e política em Belém: sonoridades "caboclas" e ações nacionais desenvolvimentistas na MPB

Autores

  • Cleodir Moraes

Resumo

Revisito, aqui, à luz da produção musical, o tema do engajamento em Belém nos fins dos anos 1960 e na década de 1970. Isso me leva a refletir sobre alguns referentes musicais e socioculturais inscritos na canção, com os quais parte dos compositores se expressou criticamente frente aos debates estéticas centrados na MPB e às questões políticas relacionadas às ações desenvolvimentistas estatais na Amazônia brasileira. Eles projetaram, em cores vivas, imagens e ideias com as quais deram visibilidade a aspectos da realidade local e, ao mesmo tempo, saíram em sua defesa. Tal atitude participante, esculpida nos quadros de um "alinhamento consciente", de uma "escolha de posição", seletiva, parcial e arbitrária como qualquer outra, sinaliza, o mais das vezes, uma forma de engajamento do artista no jogo dinâmico e imprevisível de relações sociais do presente vivido.

Palavras-chave: canção popular; engajamento; Belém.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleodir Moraes
    Mestre em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor efetivo da Escola de Aplicação da UFPA.

Downloads

Publicado

27-12-2016

Edição

Seção

Minidossiê: História & Música Popular no Pará

Como Citar

Canção popular e política em Belém: sonoridades "caboclas" e ações nacionais desenvolvimentistas na MPB. (2016). ArtCultura, 18(32). https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/37073