Carnaval e música carnavalesca em Belém do Pará: tradições e hibridismos
Resumen
O artigo aborda, de maneira panorâmica, o carnaval e a música carnavalesca de Belém do Pará durante o século XX, sobretudo a partir do surgimento das primeiras "escolas de samba" influenciadas pelo carnaval do Rio de Janeiro. A intenção é mostrar como as formas do carnaval local e a música carnavalesca, fundamentadas na tradição das festas populares da Amazônia, combinaram-se com o carnaval que começava a ganhar corpo na capital federal e influenciar a festa popular em outros lugares do Brasil. Ao mesmo tempo, o texto localiza alguns elementos da festa e da música carnavalesca que mantiveram traços relativamente locais, aspecto que pode ser verificado em vários momentos na história da cidade de Belém, inclusive em eventos atuais. Por fim, o artigo delineia alguns territórios tradicionais do "carnaval de rua" de Belém e analisa a relação desses espaços com a cultura popular urbana.
Palavras-chave: música carnavalesca; carnaval amazônico; música amazônica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.