Carnaval e música carnavalesca em Belém do Pará: tradições e hibridismos

Autores

  • Tony Leão da Costa

Resumo

O artigo aborda, de maneira panorâmica, o carnaval e a música carnavalesca de Belém do Pará durante o século XX, sobretudo a partir do surgimento das primeiras "escolas de samba" influenciadas pelo carnaval do Rio de Janeiro. A intenção é mostrar como as formas do carnaval local e a música carnavalesca, fundamentadas na tradição das festas populares da Amazônia, combinaram-se com o carnaval que começava a ganhar corpo na capital federal e influenciar a festa popular em outros lugares do Brasil. Ao mesmo tempo, o texto localiza alguns elementos da festa e da música carnavalesca que mantiveram traços relativamente locais, aspecto que pode ser verificado em vários momentos na história da cidade de Belém, inclusive em eventos atuais. Por fim, o artigo delineia alguns territórios tradicionais do "carnaval de rua" de Belém e analisa a relação desses espaços com a cultura popular urbana.

Palavras-chave: música carnavalesca; carnaval amazônico; música amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tony Leão da Costa

Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

da Costa, T. L. (2016). Carnaval e música carnavalesca em Belém do Pará: tradições e hibridismos. ArtCultura, 18(32). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/37072

Edição

Seção

Minidossiê: História & Música Popular no Pará