Villa Boa de Goyaz: uma outra história contada em prosa, versos e sons

Autores/as

  • Ana Guiomar Rêgo Souza

Resumen

Este artigo procura entender socialidades e identidades construídas no espaço urbano de Villa Boa de Goyaz, capital goiana de 1726 até 1937. Buscou-se elaborar uma história apreendida pela via das sensibilidades reveladas pelos sons que ali se fizeram, ouviram ou imaginaram. A proposta consiste em transformar as sonoridades emergidas de diferentes suportes, sobretudo o literário, em potência capaz de viabilizar uma narrativa fundada em sons tomados como ressonâncias de identidades. Um fluxo não linear de eventos que articula mitos de origem, memórias e vestígios do passado que remontam ao século XVIII e avançam para os séculos XIX e XX.

Palavras-chave: paisagem sonora; memória e literatura; identidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Guiomar Rêgo Souza

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Escola de Música e Artes Cênicas e do Programa de Pós-graduação em Música da UFG. Coorganizadora do livro O grande governador da Ilha dos Lagartos: práticas de pesquisa e criação em artes. Goiânia: Cegraf/UFG, 2015.

Publicado

2016-06-17

Cómo citar

Souza, A. G. R. (2016). Villa Boa de Goyaz: uma outra história contada em prosa, versos e sons. ArtCultura, 17(30). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/34821

Número

Sección

Artículos