Revisitando a indústria fonográfica na era digital
Resumen
Há pouco mais de uma década a indústria fonográfica produzia um discurso sobre pirataria online e a culpava por sua alegada crise. De fato, transformações técnicas se referiram a uma nova formação do campo da indústria gravada. Após mais de setenta anos de pleno domínio, a indústria fonográfica perdeu a centralidade nesse campo e passou a negociar suas regras com empresas de tecnologia e mídia que operam a internet. Ao contrário do que muitos previram, essa situação não representou a sucumbência da indústria fonográfica, nem o fim do controle sobre o acesso do usuário à música. Cada vez mais esse segmento industrial se estrutura com regras próprias baseadas em uma intensa valorização dos direitos autorais e na exploração do trabalho imaterial do usuário. Dessa forma, a internet se mostra como espaço da intensificação temporal e extensão geográfica dos ganhos de empresas exploradoras de fonogramas que se esforçam por ampliar o controle sobre as práticas online dos usuários.
Palavras-chaves: indústria fonográfica; tecnologia; internet.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.