Experiência e expressão em Itamar Assumpção
Resumen
O objetivo deste artigo é o de analisar a coincidência entre experiência e expressão que marcou a vida/obra do músico Itamar Assumpção. Para isso, abordamos a questão em termos éticos e estéticos. Em seu papel de músico popular, o artista sempre fez questão de se portar – dentro e fora do palco – como se estivesse carregando o fardo do cumprimento de uma missão. Procuramos identificar e pensar a respeito de alguns elementos presentes na origem e na constituição dessa busca, bem como sobre o singular estilo musical por ela e nela gerado. Montado na contradição entre o repúdio à mídia e a determinação em se tornar um ícone da música comercial urbana, entre um processo composicional intuitivo e a exigência de refinamento, é no paradoxo que Itamar elabora claramente seu estilo: a seriedade de uma música recheada de ironia, com os pés bem fincados no solo movediço da (não) tradição musical paulistana.
Palavras-chave: experiência e expressão; Itamar Assumpção; música popular.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.