De "Dentro do bosque" a Rashomon: história, literatura e cinema

Autores/as

  • Adriano Luiz Duarte Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Este texto procura refletir sobre a articulação entre cinema e literatura. Para isso, parte do filme Rashomon (1951), no qual Akira Kurosawa colocou em diálogo os contos "Dentro do bosque" (1921) e "Rashomon" (1915), de Ryunosuke Akutagawa - inspirados, por sua vez, em duas breves narrativas do século XII, "Sobre o ladrão que vê cadáveres no portal Raseimon" e "Do homem que acompanhava a mulher para a terra de Tanba e foi amarrado na mata de Ooe", compilados sob o título de Konjaku Monogatarishu.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano Luiz Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de Cidadania e exclusão: Brasil 1937/1945. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

Publicado

2013-03-19

Cómo citar

Duarte, A. L. (2013). De "Dentro do bosque" a Rashomon: história, literatura e cinema. ArtCultura, 14(24). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22129

Número

Sección

Artículos