De "Dentro do bosque" a Rashomon: história, literatura e cinema

Autores

  • Adriano Luiz Duarte Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este texto procura refletir sobre a articulação entre cinema e literatura. Para isso, parte do filme Rashomon (1951), no qual Akira Kurosawa colocou em diálogo os contos "Dentro do bosque" (1921) e "Rashomon" (1915), de Ryunosuke Akutagawa - inspirados, por sua vez, em duas breves narrativas do século XII, "Sobre o ladrão que vê cadáveres no portal Raseimon" e "Do homem que acompanhava a mulher para a terra de Tanba e foi amarrado na mata de Ooe", compilados sob o título de Konjaku Monogatarishu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Luiz Duarte, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq. Autor, entre outros livros, de Cidadania e exclusão: Brasil 1937/1945. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

Duarte, A. L. (2013). De "Dentro do bosque" a Rashomon: história, literatura e cinema. Artcultura, 14(24). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22129

Edição

Seção

Artigos