A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos

Autores/as

  • Silvano Fernandes Baia Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de questões teórico-metodológicas envolvendo a música, e mais especificamente a música popular, como objeto de conhecimento histórico. Discute as relações interdisciplinares entre a História e a Musicologia, considerando tanto a História da Música propriamente dita, quanto a utilização da música como fonte na pesquisa histórica. Inicia com algumas considerações acerca da utilização da partitura, do fonograma e demais suportes para a música como fonte na pesquisa histórica, discute a influência do repertório canônico na seleção das fontes e observa a questão da interação entre abordagens históricosociológicas e análises formais e estéticas. Estas reflexões metodológicas se desenvolveram a partir de um estudo da historiografia acadêmica da música popular no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvano Fernandes Baia, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/SP). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Música da Unesp/SP.

Publicado

2013-03-19

Cómo citar

Baia, S. F. (2013). A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos. ArtCultura, 14(24). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22119

Número

Sección

Dossiê: História & Música Popular