A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos

Autores

  • Silvano Fernandes Baia Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de questões teórico-metodológicas envolvendo a música, e mais especificamente a música popular, como objeto de conhecimento histórico. Discute as relações interdisciplinares entre a História e a Musicologia, considerando tanto a História da Música propriamente dita, quanto a utilização da música como fonte na pesquisa histórica. Inicia com algumas considerações acerca da utilização da partitura, do fonograma e demais suportes para a música como fonte na pesquisa histórica, discute a influência do repertório canônico na seleção das fontes e observa a questão da interação entre abordagens históricosociológicas e análises formais e estéticas. Estas reflexões metodológicas se desenvolveram a partir de um estudo da historiografia acadêmica da música popular no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Silvano Fernandes Baia, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/SP). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Música da Unesp/SP.

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Publicado

19-03-2013

Edição

Seção

Dossiê: História & Música Popular

Como Citar

A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos. (2013). ArtCultura, 14(24). https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22119