A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos

Autores

  • Silvano Fernandes Baia Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca de questões teórico-metodológicas envolvendo a música, e mais especificamente a música popular, como objeto de conhecimento histórico. Discute as relações interdisciplinares entre a História e a Musicologia, considerando tanto a História da Música propriamente dita, quanto a utilização da música como fonte na pesquisa histórica. Inicia com algumas considerações acerca da utilização da partitura, do fonograma e demais suportes para a música como fonte na pesquisa histórica, discute a influência do repertório canônico na seleção das fontes e observa a questão da interação entre abordagens históricosociológicas e análises formais e estéticas. Estas reflexões metodológicas se desenvolveram a partir de um estudo da historiografia acadêmica da música popular no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvano Fernandes Baia, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/SP). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Música da Unesp/SP.

Downloads

Publicado

2013-03-19

Como Citar

Baia, S. F. (2013). A música popular na historiografia: reflexões sobre fontes e métodos. ArtCultura, 14(24). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22119

Edição

Seção

Dossiê: História & Música Popular