A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro

Autores/as

  • Mariana Barreto Universidade Federal do Maranhão

Resumen

João Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à "Música Popular Brasileira", no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria "canções sertanejas populares", da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor, os modos como circulou nos dois espaços referidos e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Barreto, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Pinheiro).

Publicado

2013-03-19

Cómo citar

Barreto, M. (2013). A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro. ArtCultura, 14(24). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22118

Número

Sección

Dossiê: História & Música Popular