A globalização e a indústria fonográfica na década de 1990

Autores/as

  • José Adriano Fenerick

Resumen


Este artigo é um estudo sobre o impacto da chamada globalização na produção musical mundial, de um modo geral, e na brasileira, em particular, durante a década de 1990. Paradoxalmente, a globalização da música não significou, na década de 1990, uma maior democratização do acesso aos "sons do mundoâ€?. Ao contrário, a indústria fonográfica globalizada vem cada vez mais se utilizando de estratégias, tanto de produção como de vendas, que contribuem enormemente para uma regressão da audição e uma administração da cultura.

PALAVRAS-CHAVE: globalização; indústria fonográfica; indústria cultural.

ABSTRACT

This article is a study about the impact of the globalization in the world musical production, in a general way, and in the Brazilian production, in particular, during the decade of 1990. Paradoxically, the Globalization of the music didn't mean, in the decade of 1990, a larger democratization of the access to the "sounds of the world�. To the opposite, the Global Recording Industry comes more and more using of strategies, as much of production as of sales, that contribute vastly to a regression of the audition and an administration of the culture.

KEYWORDS:
globalization; recording industry; cultural industry.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-12-04

Cómo citar

Adriano Fenerick, J. (2008). A globalização e a indústria fonográfica na década de 1990. ArtCultura, 10(16). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1501

Número

Sección

Minidossiê Música & Indústria Fonográfica