A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo
Resumen
Este texto pretende evidenciar que uma canção, concebida como artefato cultural, está longe de ser portadora de um sentido fixo. Para tanto, retoma algumas composições e sugere que elas — imersas em toda uma rede de relações históricas no plano musical — são apropriadas e reapropriadas segundo diferentes constelações de sentido. Como um camaleão sonoro, os sentidos de uma canção podem migrar a ponto dela perder o significado que lhe foi originalmente atribuído pelo seu autor. Paralelamente à análise de diversificadas performances em torno de uma mesma composição, este artigo procura também chamar a atenção para precauções metodológicas que devem informar o pesquisador no seu trabalho com a linguagem musical.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.