Orfeu e Orfeu: a música nas favelas de Marcel Camus e de Cacá Diegues
Resumen
Sob a batuta do mercado, a música de um filme pode se tornar um objeto transparente revelador do que existe por trás das câmeras. Quando estratégias promocionais articuladas com a indústria fonográfica se fazem imprimir por demais na película e a parte musical da trilha sonora de um filme é construída com um olho posto no faturamento que a música pode gerar depois, o resultado pode ser um abalo no programa poético do diretor e na coerência da narrativa fílmica. Neste ensaio crítico que faz uma comparação entre os programas musicais de Orfeu do carnaval (Marcel Camus, 1958) e de Orfeu (Cacá Diegues, 1999), é possível observar transformações da imagem sonora "realâ€? da favela carioca na sua transposição para o mundo ficcional. Mais que tributária de demandas de ordem dramatúrgica, essa espécie de "distorçãoâ€? da imagem sonora é decorrente de forças em ação no campo sociocultural e das estratégias de difusão do filme no mercado.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.