A questão identitária e as políticas públicas no campo da música em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v27-n50-2025-80240Palavras-chave:
identidade, “goianidade”, políticas culturaisResumo
Ao considerar a relação entre projetos identitários com as políticas culturais e sua influência sobre a música produzida no contexto do discurso da modernidade que emergiu na primeira metade do século XX no centro-oeste brasileiro, o artigo propõe compreender de que modo uma fração da música popular contribuiu com as narrativas relativas à “goianidade”, tendo como apoio as leis de incentivo à cultura, bem como os veículos de imprensa local. Memórias e sensibilidades foram mobilizadas na produção e circulação musical, desdobrando-se em atividades culturais como mecanismos de construção e cristalização de uma identidade que promove o ajustamento discursivo entre um passado supostamente decadente e um presente pretensamente novo.
Downloads
Referências
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da mineiridade: o imaginário mineiro na vida política e cultural do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.
BERTRAN, Paulo. A memória consútil e a goianidade. Revista UFG, v. 8, n. 1, Goiânia, 2006.
CARDOSO, Vera Alice. 20 anos do Seminário sobre a Economia Mineira: 1982-2002, coletânea de trabalhos. Belo Horizonte, UFMG/Face/Cedeplar, 2002.
CHAUL, Nasr Fayad. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia: Editora UFG, 1997.
CHAUL, Nasr Fayad. A construção de Goiânia e a transferência da capital. Goiânia: Editora da UFG, 1999.
FREITAS, Lena Castelo Branco de. Goiás e goianidade. Aphoononline, v. 1, n. 1, Trindade, jan.-jun. 2011.
SANTOS, Inglas Ferreira Neiva dos. Entre acordes da goianidade: identidade e regionalismos na música goiana (1992-2013). Tese (Doutorado em História) – UFG, Goiânia, 2021.
SOUZA, Rildo Bento de. Por uma identidade cultural para Goiás: uma análise da Revista Goianidade. Revista de História Regional, v. 22, n. 2, Ponta Grossa, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.










