A questão identitária e as políticas públicas no campo da música em Goiás

Autores

  • Inglas Ferreira Neiva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/artc-v27-n50-2025-80240

Palavras-chave:

identidade, “goianidade”, políticas culturais

Resumo

Ao considerar a relação entre projetos identitários com as políticas culturais e sua influência sobre a música produzida no contexto do discurso da modernidade que emergiu na primeira metade do século XX no centro-oeste brasileiro, o artigo propõe compreender de que modo uma fração da música popular contribuiu com as narrativas relativas à “goianidade”, tendo como apoio as leis de incentivo à cultura, bem como os veículos de imprensa local. Memórias e sensibilidades foram mobilizadas na produção e circulação musical, desdobrando-se em atividades culturais como mecanismos de construção e cristalização de uma identidade que promove o ajustamento discursivo entre um passado supostamente decadente e um presente pretensamente novo.

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Biografia do Autor

  • Inglas Ferreira Neiva dos Santos

    Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Gestora escolar da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 

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Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Dossiê – Participação e democratização das políticas culturais: percursos históricos e ressonâncias transnacionais

Como Citar

A questão identitária e as políticas públicas no campo da música em Goiás. (2025). ArtCultura, 27(50), 175-187. https://doi.org/10.14393/artc-v27-n50-2025-80240