O maxixe como símbolo nacional e sua presença na história social brasileira

Autores/as

  • Nathália Basil

DOI:

https://doi.org/10.14393/jj5d8w07

Resumen

O livro de Juliana da Conceição Pereira é uma obra minuciosa sobre o maxixe como elemento cultural brasileiro, fruto da tese de doutorado contemplada com o primeiro lugar no Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos – Concurso de Monografia do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), em 2022. Por enveredar por uma análise aprofundada, que não se debruça apenas sobre o viés artístico, mas dialoga com os atravessamentos de aspectos sociais e históricos da dança, assumindo como fio condutor a sua origem negra, a pesquisa desenvolvida mereceu amplos elogios no prefácio de Martha Abreu, uma expert nos estudos sobre as manifestações culturais dos afrodescendentes no Brasil.

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Biografía del autor/a

  • Nathália Basil

    Doutoranda em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista do CNPq. 

Referencias

PEREIRA, Juliana da Conceição. A era do maxixe: a história social de uma dança nacional (1870-1930). Curitiba: Editorial Casa, 2022.

RIBEIRO, Flexa. Arte: a estética do maxixe. Revista do Brasil, v. 16, n. 61, Rio de Janeiro, 1921.

Publicado

2024-12-31

Número

Sección

Reseñas

Cómo citar

O maxixe como símbolo nacional e sua presença na história social brasileira. (2024). ArtCultura, 26(49), 227-231. https://doi.org/10.14393/jj5d8w07