The book: an object in transit
Abstract
Muito se escreveu, muito se propôs e muito se fez no campo da história do livro desde que Robert Darnton publicou seu célebre ensaio “What is the history of books?” no número do verão de 1982 da revista Daedalus.1 A interrogação do título, habilidosamente formulada para chamar a atenção para o despontar de “uma nova disciplina importante”, que adensava-se e alargava- se a ponto de então já parecer “uma exuberante floresta tropical” cujos exploradores mal conseguiam atravessar, há muito perdeu o sentido. Em larga medida graças ao trabalho do autor de O Iluminismo como negócio e de tantos outros nomes, tomar o produto livro, em suas múltiplas dimensões e conexões, como um objeto de análise tornou-se algo amplamente praticado mundo afora. Por historiadores, sim, e por sociólogos, antropólogos, teóricos da literatura e mesmo estudiosos de áreas bastante distintas entre si, da comunicação ao design gráfico, da tradução à economia.
Downloads
References
DARNTON, Robert. "What is the history of books?" revisited. Modern Intellectual History, v. 4, n. 3, Cambridge (UK), 2007. Tradução brasileira: “O que é a história do livro” revisitado. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 10, n. 16, Uberlândia, jan.-jun. 2008.
DARNTON, Robert. What is the history of books. Daedalus, v. 111, n. 3, Cambridge (Massachussetts), Summer 1982. Republicado em O beijo de Lamourette: mídia, cultura, revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Dossiê: História, livros & leitura. ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte, v. 24, n. 44, Uberlândia, jan.-jun. 2022.
HANSEN, João Adolfo. O que é um livro? Cotia-São Paulo: Ateliê e Edições Sesc São Paulo, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.