Tuca as a theatrical space of resistance: history and memory
DOI:
https://doi.org/10.14393/artc-v22-n40-2020-56966Keywords:
Tuca, resistence, memoryAbstract
The article explores historical experiences and memorialistic processes that contributed to the construction of Tuca identity as a theatrical space in which the mystique of resistance is incorporated into the theatrical building itself. The central argument is that the symbolic identity that history gives to the theatrical building is also tributary to deliberate movements of the university community that in different conjunctures sought to update meanings and marks of this memory of resistance to dictatorship.
Downloads
References
CATROGA, Fernando. Memória, história e historiografia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2015.
DIMAS, Antonio. O gosto duplo de vitória. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros: IEB, n. 40, São Paulo, 1996.
Dossiê Tuca-00546 - CDM-Tuca.
Dossiê Tuca-00553- CDM-Tuca.
Dossiês Cessão de Uso – Fundo Tuca CDM, Grupo Sonda de Orientação Cultural, 1966.
Dossiês Cessão de Uso – Fundo Tuca CDM, Leão XIII, 1971-1975.
FERNANDES, Simone Silva e NOVAES, Luiza Helena. Arte e memória: preservação do arquivo permanente do Teatro da Universidade Católica/Tuca da PUC-SP. Anais do Congresso de Arquivologia do Mercosul, 7, Viña del Mar, Chile, 2007. Disponível em <http://www.teatrotuca.com.br/cdm/index.html>.
GUINSBURG, Jacó, FARIA, João Roberto Gomes de e LIMA, Mariângela Alves de. Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LIMA, Evelyn Furquim Werneck. Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
MARTINS FILHO, João Roberto. A guerra da memória: a ditadura militar nos depoimentos de militantes e militares. Varia História, v. 28, Belo Horizonte, 2002.
Memorial da resistência de São Paulo, Governo do Estado, Secretaria da Cultura, São Paulo, Secretaria da Cultura, 2019. Disponível em <http://memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/default.aspx?mn=9&c=136&s=0.>.
Mostra virtual Memória PUC. Porandubas. Disponível em <http://www4.pucsp.br/cedic/porandubas/jornal.html>.
NOVAES, Luiza Helena et al. Visita monitorada à arte possível: uma crítica histórica a partir do acervo do Tuca. Dissertação (Mestrado em História) – PUC-SP, São Paulo, 2011.
PARANHOS, Kátia Rodrigues, LIMA, Evelyn Furquim Werneck e COLLAÇO, Vera. Cena, dramaturgia e arquitetura: instalações, encenações e espaços sociais. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
PARANHOS, Kátia Rodrigues. Militância, arte e política: o teatro engajado no Brasil pós-1964, 2008. Disponível em <http://www.brasa.org/wordpress/Documents/BRASA_IX/Katia-Rodrigues-Paranhos.pdf>.
PARANHOS, Kátia Rodrigues. Teatro e trabalhadores: textos, cenas e formas de agitação no ABC paulista. Artcultura, v. 7, n. 11, Uberlândia, 2005.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, v. 2, n. 3, Rio de Janeiro, 1989.
Porandubas, n. 32, set. 1980.
Porandubas, n. 41, set, 1981.
Relatório Final da Comissão da Verdade Reitora Nadir Kfouri, da PUC-SP. Disponível em <https://www.pucsp.br/comissaodaverdade/home.html>.
RIBEIRO, Jorge Cláudio. Porandubas: um jornal universitário. Disponível em <https://www.academia.edu/38494193/Porandubas_o_jornal_da_PUC-SP_fase_1977_a_1985_>.
RIDENTI, Marcelo. O romantismo revolucionário da Ação Popular: do cristianismo ao maoísmo, 1998. Disponível em <http://www.cedema.org/uploads/Ridenti.pdf>.
RODRIGUES, Marly, SUNDFELD, Roberta e PEIRÃO, Solange. Tuca: 20 anos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1986.
SERRONI, José Carlos. Teatros, uma memória do espaço cênico no Brasil. São Paulo: Senac, 2002.
SILVA, Carla Fernanda da. Vamos demolir o Tuca: o teatro universitário como movimento de resistência ao regime militar. Anais do Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2, Florianópolis, 2014.
TORRES NETO, Walter Lima. Sobre o trabalho com o espaço teatral. O Percevejo Online, v. 4, n. 1, Rio de Janeiro, 2012.
VILELA, Mauriney Eduardo. Teatro Amador Paulista (1963-1975): organização federativa, fazer teatral e resistência à ditadura. Tese (Doutorado em História Social) – PUC-SP, São Paulo, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.