The place of image in historiography: Jean-Luc Godard, Eric Hobsbawm and Marc Ferro in Histoire Parallèle
DOI:
https://doi.org/10.14393/ArtC-V20n36-2018-1-10Abstract
After the 20th century, images in history and historiography have played a crucial role in Marc Ferro’s research and audiovisual work. Histoire Parallèle, a TV show he hosted in1989-2001, widely demonstrated the role cinema plys in building social omaginaries. Hundreds of debates took place, but this topic was mainly addressed during the one between fi lmmaker Jean-Luc Godard and historian Eric Hobsbawm. And this, event amidst tension and mistrust, as in the show tackling events that took place in May 1, 1950. Tension and mistrust that Marc Ferro faced when he gave cinema the legitimacy only writt en texts previously had among historians. It is around Histoire Parallèle and historians’ point of view, on the one hand, and critical questioning by fi lmmakers who write history with images, on the other hand, that we produced this text.
keywords: History and images; Marc Ferro; Jean-Luc Godard and Eric Hobsbawm.
Downloads
References
* Este texto é a versão em
português, feita pela própria
autora, do artigo
question : Jean-Luc Godard et
Eric Hobsbawm sur le plateau
d
originalmente na RevueThéorème,
n. 30 sobre Les films de
Marc Ferro, organizada por
GOUTTE, Martin, LAYERLE,
Sebastien PUGET, Clément
e STEINLE, Matt hias.
Paris, Presses Sorbonne Nouvelle,
Ver entrevista com KERLEROUX,
Pauline e STEINLE,
Matthias. Marc Ferro
parallèle/Die Woche vor
Jahren: the experience and
analysis of historical images on
television. In : GONZÁLEZ,
Delia; GREINER,Rasmus ;
PAULEIT,Winfried (orgs.).
Film and history in moving
images and sound. Berlim :
Bertz +Fischer, 2015.
Dirigido por Solange Peter.
RAMOS, Fernão. Mas afi nal,
o que é o documentário. São
Paulo: Senac, 2008, p. 57
Ver FERRO, Marc. Revivre
l
parallèle. Paris: Liana Levi/Arte
Editions, 1995.
Cf. Pesquisas de 1991 da
Mediamat. Isso correspondia
a 7% da audiência francesa.
Cf. FRAN
réussite d´Histoire parallèle.
Cinemaction n. 65, Paris : Corlet,
, p. 60.
Ver SCHVARZMAN, Sheila.
Marc Ferro, cinema, história e
cinejornais: Histoire Parallèle
e a emergência do discurso
do outro. ArtCultura: Revista
de História, Cultura e Arte, v.
, n. 23, 2013. Disponível em
ufu.br/PDF26/6.5_Marc_Ferro_
cinema_historia_e_cinejornais.
pdf>. Acesso em 8 abr. 2018.
Ver Histoire Paralléle, n. 427, 11
out. 1997.
Ver idem, n. 184, 23 fev. 1991.
Ver idem, n. 194, 6 mar. 1993.
Ver idem, n. 245, 15 maio 1993.
Ver idem, n. 454, 18 abr. 1998.
Ver idem, n. 519, 10 jul. 1999.
Ver idem, n. 371, 11 maio 1996.
Ver idem, n. 353, 14 set. 1996.
Ver idem, n. 612, 12 out. 1996.
Ver idem, n. 612, 28 abr. 2001.
Ver idem, n. 561, 6 maio 2000.
Ver HOBSBAWM, Eric.
L
siècle 1914-1991 [1994]. Paris
: Le Monde diplomatique/
tradução francesa do original
de 1994, que saiu no Brasil em
, tardou a sair pois a persistente
visão marxista de seu
autor não era bem vista pelos
editores. Hobsbawm lembra
que Pierre Nora, o editor da
prestigiosa Gallimard declarou
que: «Todos os editores, bem
ou mal, são obrigados a levar
em conta a conjuntura intelectual
e ideológica na qual se
inscreve a sua produção. Ora,
há sérias razões para pensar
[...] que esse livro seria lançado
num ambiente intelectual e histórico
pouco favorável. Donde
a falta de entusiasmo em apostar
suas chances [...]. A França
tendo sido o país que por mais
tempo e mais profundamente
foi stalinista, a descompressão,
ao mesmo tempo, acentuou
a hostilidade a tudo que de
perto ou longe pode lembrar
essa época de fi lo-sovietismo
ou pro-comunismo, inclusive
o marxismo declarado. A ligação,
mesmo que distanciada
à causa revolucionária, Eric
Hobsbawm cultiva como um
ponto de orgulho, uma fi delidade
de brio, uma reação ao
ar do tempo, mas na França,
nesse momento, isso é mal
visto
nécessité et diffi cultés. Le Débat,
Paris, n. 93, janvier-février,
, p. 93-95, citado por HOBSBAWM,
Eric. L´âge des extrêmes
échappe a ses censeurs.
Monde Diplomatique, septembre,
Disponível em
www.monde-diplomatique.
fr/1999/09/HOBSBAWM/3259>.
Acesso em 19 fev. 2018. Ao
contrário dessa postura, Marc
Ferro ajudou Hobsbawm a
lançar seu livro e promoveu
debates para promovê-lo.
Segundo informações de
Matt hias Seinle que participou
da produção do programa para
a autora em correspondência
de 14 mar. 2017.
BENJAMIN, Walter. Passagens.
Belo Horizonte: UFMG,
, p. 503.
G O D A R D , Jean-Luc
Histoire(s) du cinema. Gallimard
: Paris 1998, v. 4; e HOBSBAWM,
Eric. L
histoire du court XXe siècle
. Bruxelles/Paris : André
Versaillle éditeur/Le Monde
diplomatique, 2008.
Ver PERALVA, Oscar. O retrato.
Belo Horizonte: Itatiaia,
ou JUDT, Tony. Refl exões
sobre um século esquecido. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2011.
Ver SCHVARZMAN, Sheila,
op. cit.
Auferstanden aus ruinen, « Ressussitado
das ruínas », é o título
do hino nacional da RDA, cuja
música foi composta por Hanns
Eisler e a letra por Johannes R.
Becher en 1949.
le cinéma, c
par secondee »
conhecida de seu segundo
longa metragem, Le petit soldat
(1963).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.