"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
Abstract
Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa.
PALAVRAS-CHAVE:
Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular.
ABSTRACT:
Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission.
KEYWORDS:
Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music.
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