Memórias póstumas de Camões. Ou, o anacronismo em três tempos

Authors

  • Daniel Faria

Abstract

Este artigo é uma reflexão sobre os usos do anacronismo na história e na crítica literária. Ele tem como foco três momentos em que o ser ou não considerado anacrônico se tornou mais sensível, por implicarem idéias sobre pertencimento ou não pertencimento à cultura nacional, além de confrontos em torno das noções de progresso, moderno e clássico no Brasil do fim do XIX e início do XX. São eles: o discurso modernista de Graça Aranha sobre a necessidade da ruptura com o "passadismoâ€?; o poeta José Albano e seu projeto delirante de ser um quinhentista em pleno século XX; o delírio de Brás Cubas e a imagem da irrelevância da história universal.
PALAVRAS-CHAVE: anacronismo; historicidade; literatura brasileira.
ABSTRACT: This article is a discussion about the uses of the conception of anachronism by historians and literary critics. It focuses three moments in which to be or not to be considered anachronic has became particularly tense, by the implications on the ideas of belonging or not belonging to the brazilian national culture, besides the conflicts that emerged around the notions of progress, modern and classical. These moments are: the modernist discourse by Graça Aranha and the defense of the necessity of a radical rupture with the past; José Albano, the poet who tried to be a man of the XVI century living on the XX's; Bras Cubas' dellusion and the idea that universal history is meaningless.
KEYWORDS: anachronism; historicity;brazilian literature.

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Published

2009-11-04

How to Cite

Faria, D. (2009). Memórias póstumas de Camões. Ou, o anacronismo em três tempos. ArtCultura, 10(17). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3224

Issue

Section

Dossiê: Tempos de Vieira e Machado