O teatro operário entre em cena: duas versões do mundo do trabalho
Abstract
Durante a década de 1980 as lideranças sindicais de São Bernardo do Campo (SP) estavam empenhadas em mobilizar os metalúrgicos por meio de programações culturais, planos de formação política e projetos de comunicação. Ao procurarem organizar a categoria, instituem o campo cultural como uma estratégia de luta decisiva naqueles anos. Neste texto, pretendo abordar o significado político do grupo de teatro Forja - constituído pelos dirigentes, trabalhadores da base e por um ator e diretor de teatro. Serão enfatizadas duas peças escritas coletivamente pelo grupo "Pensão Liberdade" e "Pesadelo". Assinalarei como fundamental a escritura dos textos como uma intervenção social e ficcional e, ao mesmo tempo, se procurará mostrar o chamado trabalho "cultural de libertação" dos trabalhadores. Por fim, os atores-metalúrgicos vão se debruçar sobre a sua própria história como personagens de uma luta sindical e cultural travada a partir do sindicato e que ganhou rumos nacionais no cenário do movimento operário.
palavras-chave: teatro militante; metalúrgicos do ABC; grupos teatrais.
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