Terra firme? A exposição, a instituição e a viagem
Abstract
A partir do relato de duas exposições, Viagem em torno do museu e Mar... que falta, ambas realizadas pelo Museu Victor Meirelles em 2012, são apresentados os pressupostos históricos e poéticos envolvidos na concepção e execução de suas expografias. O universo das grandes navegações do século XVIII, com destaque para a expedição comandada pelo conde de Lapérouse, que atracou em Nossa Senhora do Desterro, atual cidade de Florianópolis, em 1785, é o ponto de partida dessas exposições que se utilizaram das obras pertencentes ao acervo do Museu Victor Meirelles e de trabalhos artísticos que abordam as ideias de viagem e de marz.
palavras-chave: exposições; arte;Â história.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.