Bebidas, jogatina e cultura popular: os botecos como espaço masculino de socialização e de conflitos em Juiz de Fora/MG - 1854/1941
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar um importante espaço de sociabilidade e de conflitos na sociedade mineira e brasileira ao longo das décadas e séculos: o boteco. Para tal fim, utilizaremos como documentação 294 processos de calúnia e injúria abertos em Juiz de Fora/MG entre os anos de 1854 e 1941. Analisaremos inicialmente os temas mais freqüentes nesses processos para então observarmos de que forma os insultos trocados nesses espaços de lazer podem revelar-nos de que maneira o conflito e a interação se moviam juntos nos botecos da Zona da Mata mineira. Por último verificaremos o papel que os donos desses estabelecimentos desempenhavam nos momentos de conflito e de lazer: mediadores e cobradores.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.