Passagem entre dois mundos, acesso ao sagrado: sentidos simbólicos da porta barroca no Brasil colonial
Abstract
Este trabalho pretende abordar os sentidos e significados que a porta barroca adquire no Brasil colonial, ao demarcar a passagem entre o mundo profano e o mundo sagrado, delimitando os espaços de existência concernentes às coisas do espírito e às da carne, à civilização e à barbárie. Partindo de uma breve análise da Scala Regia de Giovanni Lorenzo Bernini e de algumas ideias de um ensaio de Roger Bastide, a autora pretende ampliar um pouco a discussão teórica e estética sobre o tema, tratando-o a partir de aspectos alegóricos e estilísticos, compreendendo esta passagem entre dois mundos como um elemento primordial do grande teatro do mundo inerente à estética barroca.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.