Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem
Abstract
Em uma perspectiva histórica, este estudo tece cruzamentos entre a prática teatral e a evolução da tecnologia de imagem no decorrer do século XX ao início do XXI. Desvenda as aproximações e desconfianças iniciais do teatro face às transformações tecnológicas ocorridas no seio da sociedade e destaca a situação atual de uma cena teatral em que, sem preconceito, se mesclam imagens compostas por corpos vivos e imagens produzidas por recursos técnicos. Nessa trajetória, examina-se a função pedagógica do emprego da imagem cinematográfica no teatro político de Piscator e Meyerhold; a recusa da tecnologia pelo teatro essencialista dos anos sessenta, em nome da pureza ontológica da arte teatral; as isoladas experiências formais e tecnológicas de Svoboda e Polière e, finalmente, as significativas mudanças do pensamento teatral que conduziram à presença freqüente, hoje, de imagens virtuais sobre uma cena motivada, acima de tudo, em interrogar a percepção sensorial do espectador.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.