O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea
Abstract
O artigo trata das questões interligadas da constituição e desconstituição do campo da música popular brasileira e da implantação de um mercado moderno de música popular no Brasil, com destaque para as décadas de 1970, 1980 e 1990. Sustenta a tese segundo a qual a música popular brasileira, mesmo após a modernização do mercado, teria permanecido ligada a um conteúdo de origem nacional-popular, dada a permanência de sua relação com o longo processo de construção de uma nação moderna e democrática no País. Por outro lado, lança a hipótese de que, findo esse processo, o vínculo com esse conteúdo não tenha sido substituído pelo vínculo com o conteúdo internacional-popular conceituado desde muito antes por Renato Ortiz para outros campos da produção cultural brasileira, e sim pela fragmentação pós-moderna.
PALAVRAS-CHAVE: música popular; mercado fonográfico; construção da nação.
ABSTRACT
This article works on the related questions of the establishment and disestablishment of the Brazilian popular music's camp and the implantation of a popular music's modern market in the country. It argues that the Brazilian popular music, even after market's modernization, would have remained connected with a content of national-popular extraction, because of the persistence of its connection with the long process of building a modern and democratic nation in the country. Otherwise, it introduces the hypothesis that, ended this process, the connection with this content has not been substituted for a connection with the international-popular content realized since many time by Renato Ortiz to understand others Brazilian cultural production's camps, because it has been replaced by post-modern fragmentation.
KEYWORDS:
popular music; phonographic market; nation-building.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.