Duane Michals e Alair Gomes: documentos de si e escritas pessoais na arte contemporânea
Abstract
Este artigo pretende discutir as relações entre biografia e arte, numa tentativa de aproximar as relações entre verdade e ficção, presentes no estatuto social da fotografia. O parâmetro da análise está centrado na contribuição dos artistas Duane Michals e Alair Gomes neste direcionamento. Em ambas as poéticas, percebe-se o interesse dos artistas na construção de narrativas imagéticas fragmentárias, sobrepondo elementos ficcionais a questões de ordem autobiográfica.
PALAVRAS-CHAVE: fotografia, arte contemporânea, biografia, gênero.
ABSTRACT
This article intends discussing the relations between biography and art in an attempt of approaching the relations between truth and fiction, present in the social statute of photography. The analysis parameter is centered in the contribution of artists Duane Michals and Alair Gomes in this direction. Within both poetics, one perceives the artists´ interest in the construction of fragmented imagery narratives by placing fictional elements above issues of biographical referral.
KEYWORDS:
photography, contemporary art, biography, gender.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.