Âncora de emoções: sensibilidades femininas na poética e música de Dolores Duran
Abstract
Este artigo procura discutir as sensibilidades presentes na poética musical do samba-canção, nas décadas de 40 e 50 do século XX, particularmente as composições de Dolores Duran: boêmia, poetisa, cantora e compositora, cuja trajetória e obra serão aqui focalizadas. As composições de Dolores Duran, marcadas pelo intimismo, caracterizaram-se em versos singelos e sensíveis, que traduziam a angústia de seu tempo, marcada pela dor de amor, solidão, procura, saudades, ternura e culpa. Nas suas canções, a experiência amorosa aparece dotada de múltiplos sentidos, sedimentados na paixão, na ausência e no abandono, envolvida em remorso, na espera, quase sempre frustrada, de encontrar o amor puro e verdadeiro.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.