Patronato e mercado fonográfico: negociações, favores e relações de força no campo de produção musical sertaneja
Abstract
Neste artigo, dedicado à análise da trajetória artística do compositor Goiá, focaremos nosso olhar num aspecto até então deixado em segundo plano pelos estudos que intentaram compreender, no complexo sistema da produção musical sertaneja, as relações existentes entre artistas e gravadoras: o patronato. Entendido como as variadas modalidades de auxílios concedidos a artistas de modo a garantir seus processos criativos, o patronato influenciou diretamente a criação musical de Goiá, pois garantiu-lhe benefícios materiais e simbólicos que foram usados para negociar margens de autonomia no mercado fonográfico. E mais: ao estender o exame a outros artistas do meio pudemos observar o patronato não como uma prática restrita, mas como uma prática contínua no gênero musical sertanejo. PALAVRAS-CHAVE: música sertaneja, mercado fonográfico, Goiá. ABSTRACT: This paper presents an analysis on the artistic career of Brazilian songwriter Goiá. It focuses specifically on patronage, which had been put aside until then by studies aiming to understand the relationship between artists and record companies in the complex system of sertaneja music. Understood as diverse ways of helping artists in their creative processes, patronage has influenced directly Goiá's songwriting, by supporting him with material and symbolical benefits he used to negotiate certain autonomy in the music industry. In extending our analysis to other artists, we verified patronage not as a restrained practice but as a habit spread in the sertanejo style. KEYWORDS: sertaneja music, music business, Goiá.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.