The trauma in the center of the discussion
DOI:
https://doi.org/10.14393/8e4gf152Abstract
Uma das definições possíveis para o trauma é a de que ele é a permanência incômoda do passado no presente. Essa permanência, gestada na memória, pode ser tanto no plano individual quanto na dimensão coletiva. A violência perpetrada pode ser sentida tanto pelo indivíduo quanto pelo todo social. Estupros, torturas, humilhações e assassinatos diversos, segregações, bem como acontecimentos históricos de maior magnitude como a escravidão, o Apartheid, e o Holocausto, marcam o sujeito e o social de diferentes maneiras, mas com uma potência que equivale à barbárie ocorrida.
Downloads
References
GRUNER, Clóvis e KAMINSKI, Rosane (orgs.). História e imagem: representações de traumas. Jundiaí: Paco, 2024.
GRUNER, Clóvis e SOCHODOLAK (orgs.). História do crime e da criminalidade no Paraná. São Paulo: Casa Editorial, 2022.
GRUNER, Clóvis. Paixões torpes, ambições sórdidas: crime, cultura e sensibilidade moderna (Curitiba, fins do século XIX e início do XX). São Paulo: Alameda, 2018.
KAMINSKI, Rosane. Poética da angústia: cinema e história em Sylvio Back. São Paulo: Intermeios, 2021.
NAPOLITANO, Marcos e KAMINSKI, Rosane. Monumentos, memória e violência. São Paulo: Letra e Voz, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.










