A formação teatral no interior de São Paulo, segundo Humberto Sinibaldi Neto: uma história do FIT, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (1969-2016)
DOI:
https://doi.org/10.14393/0gng8q37Palavras-chave:
teatro amador, direção teatral, vida culturalResumo
Esta entrevista se desenvolveu como um desdobramento dos estudos históricos sobre o incremento da vida cultural e dos impressos do Noroeste paulista ao longo do século XX. O personagem aqui entrevistado é o diretor e ator teatral Humberto Sinibaldi Neto, nascido em 10 de novembro de 1939, que, junto com o também diretor e ator José Eduardo Vendramini, e a jornalista e escritora Dinorath do Valle, criou, no final da década de 1960, o Festival de Teatro Amador de São José do Rio Preto, que viria a adquirir, a partir dos anos 2000, um formato internacional, se consolidando como um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil. Em seu depoimento, recolhido nas dependências do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, na cidade de São José do Rio Preto, ele falou, de forma calma e descontraída, seguindo somente os rastros da memória, tanto sobre as origens do festival como sobre as especificidades da formação de um diretor/autor teatral no interior de São Paulo, em pleno regime militar.
Downloads
Referências
Festival Internacional de Teatro de Rio Preto retorna com 31 obras. G1 Rio Preto e Araçatuba, 2 jul. 2022, fotografia sem autoria (detalhe). Disponível em <https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2022/07/02/festival-internacional-de-teatro-de-rio-preto-retorna-com-31-obras-confira-a-programacao-completa.ghtml>. Acesso em 18 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da licença Creative Commons, adotada a partir da ArtCultura, v. 21, n. 39 (jul.-dez. 2019).
CC BY-NC-ND 4.0: o artigo pode ser copiado e redistribuído em qualquer suporte ou formato. Os créditos devem ser dados ao autor original e mudanças no texto devem ser indicadas. O artigo não pode ser usado para fins comerciais. Caso o artigo seja remixado, transformado ou algo novo for criado a partir dele, ele não pode ser distribuído.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.










